Notícias



Fique atento!

Feriado de Tiradentes: saiba como será o funcionamento de comércio, supermercados e outros serviços na Capital

Bancos e agências dos Correios estarão fechados, enquanto ônibus e trens irão operar conforme tabelas de feriados na quarta-feira (21)

20/04/2021 - 08h58min


GZH
GZH
Félix Zucco / Agencia RBS
Para funcionar normalmente, supermercados devem possuir acordo coletivo de trabalho com sindicato

O Dia de Tiradentes, feriado nacional celebrado anualmente em 21 de abril, causará alterações no funcionamento de alguns serviços em Porto Alegre na próxima quarta-feira. Os bancos e as unidades de atendimento dos Correios estarão fechados, assim como as agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e do Sine municipal.

Os horários dos ônibus da Capital e dos trens também serão afetados. Segundo as empresas, os transportes coletivos irão operar conforme tabelas horárias de feriados, que podem ser conferidas pelos usuários nos sites da EPTC e da Trensurb.

Já as lojas e os supermercados que possuírem acordo coletivo de trabalho com o sindicato do setor poderão funcionar normalmente na data. Entretanto, de acordo com o Sindilojas, os estabelecimentos devem respeitar as regras para abertura durante a bandeira preta no modelo de distanciamento controlado.

Confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que agências bancárias estarão fechadas na quarta-feira (21) em razão do feriado. As contas de consumo e carnês com vencimento na data poderão ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Os clientes também poderão utilizar os canais alternativos, como internet banking e mobile banking, além dos caixas eletrônicos, para realizar transações financeiras.

Comércio

De acordo com o Sindilojas Porto Alegre, o comércio da Capital poderá abrir tanto para receber clientes quanto para realizar entregas, seguindo todas as medidas de prevenção contra o coronavírus, durante o feriado de Tiradentes. No entanto, a entidade recomenda que os lojistas observem as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, que autoriza o funcionamento aos feriados somente das lojas que possuem acordo coletivo. 

As regras para abertura durante a bandeira preta no modelo de distanciamento controlado são: lojas do comércio não essencial das 5h às 20h, com distanciamento entre os presentes, uso de máscara, horário preferencial para pessoas do grupo de risco e telentrega sem restrição de horários; e lojas do comércio essencial seguindo as mesmas orientações, mas sem restrição de horário de funcionamento.

Correios

As agências dos Correios estarão fechadas na quarta-feira (21), devido ao feriado. Nessa data, também não haverá expediente na Central de Atendimento aos Clientes (CAC), entretanto, os serviços disponíveis no site da empresa seguirão funcionando. Para obter informações sobre produtos e serviços, rastrear objetos e consultar preços e prazos, os clientes podem contar com o suporte de uma atendente virtual, enquanto que para registrar manifestações devem acessar diretamente o Fale Conosco.

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de resíduo público. As seções operacionais atuarão em regime de plantão, com equipes das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Luz

As agências e postos de atendimento presencial da CEEE seguem fechados por determinação judicial, mas todos os serviços estão disponíveis 24 horas pelos canais digitais: Agência Virtual (neste site) ou telefone 0800-721-2333, que também faz registro de emergências. Em caso de falta de luz, os clientes podem enviar um torpedo para 27307 com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), localizado no canto superior direito da fatura de energia.

Supermercados

Conforme o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), os supermercados da Capital que possuem acordo coletivo de trabalho com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) estão autorizados a funcionar normalmente, com a mão de obra de seus colaboradores, durante o feriado de Tiradentes.

Saúde

Até o fechamento desta matéria, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não havia informado como será o funcionamento das unidades de saúde e das farmácias distritais na quarta-feira (21).

Agências FGTAS/Sine

As agências FGTAS/Sine estarão fechadas na quarta (21), devido ao feriado. O atendimento ao público será retomado na quinta-feira (22). Na Capital, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), nas unidades do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132).

Sine Porto Alegre

A agência do Sine municipal (Avenida Sepúlveda, esquina com Avenida Mauá), no Centro Histórico, estará fechada durante o feriado de Tiradentes. O atendimento ao público será retomado na quinta-feira (22), a partir das 8h.

Ônibus

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus circularão conforme tabela horária de feriados na quarta-feira (21). Os horários das viagens estão disponíveis no site da EPTC, e os usuários também podem conferir a localização dos ônibus em tempo real na função GPS do aplicativo TRI.

Trensurb

A Trensurb informa que a operação dos trens seguirá a tabela horária de domingos e feriados, com intervalos que variam entre 20 e 25 minutos, durante o feriado de Tiradentes. Os horários podem ser consultados neste site.

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias