Notícias



Falta de recursos

Hospital Porto Alegre atrasa salários e pede ajuda para manter atendimento a pacientes com covid-19

Folha salarial referente ao mês de fevereiro ainda não foi quitada. Atraso atinge profissionais da linha de frente no combate à pandemia

18/04/2021 - 12h50min


Yuri Falcão
Lauro Alves / Agencia RBS
Recursos que chegam da Secretaria de Saúde são destinados para a compra de medicamentos e insumos hospitalares

A escassez de recursos financeiros gerou atraso no pagamento dos salários dos funcionários do Hospital Porto Alegre. Ainda não foram pagas a folha salarial de março e parte da de fevereiro. Profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus são os mais atingidos pelo atraso nos pagamentos.

A maior parte da verba do Hospital Porto Alegre vem da Secretaria Municipal de Saúde, mas o repasse realizado periodicamente não tem sido suficiente para manter em dia a remuneração dos cerca  270 funcionários da instituição.  Ainda não há previsão de regularização dos salários. 

A administração do hospital, comandado pela  Associação dos Funcionários Municipais de Porto Alegre (AFM), também enfrenta dificuldades para realizar o pagamento das contas de água e luz. De acordo com o diretor da instituição, Jair Dacás, os principais recursos do hospital estão sendo destinados para a compra de medicamentos, materiais hospitalares e outros insumos necessários para dar suporte a alta demanda de atendimentos durante a pandemia. 

— Estamos vivendo uma situação de guerra e  tentando priorizar os recursos disponíveis para atendimento dos pacientes —  explica o diretor. 

Um grupo chamado “Amigos do Porto Alegre” foi criado com o objetivo de arrecadar doações para a instituição hospitalar manter e aprimorar o atendimento dos pacientes.

Atualmente, o Hospital Porto Alegre conta com 18 leitos de UTI; 32 leitos de internação clínica,  10 leitos de retaguarda para covid-19; 10 leitos de recuperação pós-cirúrgica e quatro leitos de estabilização da emergência.

Interessados em ajudar podem fazer doação de recursos:

Conta para depósito: Banco Unicred
Conta Corrente: 603834-4
Agência: 2710
CNPJ: 03397634/0001-18.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias