Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: força na memória

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

19/04/2021 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Você pode esquecer de pagar uma conta, botar alarme pra acordar, molhar as plantas, dar comida pro cachorro, comprar leite, ligar pra tia que tá de aniversário. Pode esquecer tantas coisas. Pode até esquecer o número do seu celular e a chave na porta de casa. Só não pode (jamais) esquecer de tomar a segunda dose da vacina da covid-19. Fiquei chocada com a notícia de que mais de 1,5 milhão de brasileiros não voltaram aos postos de saúde pra completar o esquema vacinal e garantir a imunidade. 

Recentemente, um apostador da Mega da Virada não apareceu pra buscar o prêmio de 162,2 milhões de reais. Não sabemos se o paulista perdeu o comprovante da aposta, se fez voto de pobreza e negou o valor ou se simplesmente esqueceu. Pior é que ele não foi o primeiro a fazer isso. E mesmo que tivesse colocado a mão nessa bolada de dinheiro, não conseguiria comprar a tão desejada vacina. Nem garantir leito na UTI pra internar alguém importante na sua vida pra tratar complicações da covid.

Leia outras colunas da Maga 

Picadinha

O que leva uma pessoa que já teve o privilégio de receber a primeira picadinha no braço _ algo que tantos brasileiros torcem pra chegar a sua vez _ esquecer da segunda dose? Realmente não entendo. Pouco caso? Distração? Perdeu a carteirinha de vacinação? Ficou com medo da famosa transformação em jacaré acontecer na dose final? A informação correta está disponível em todos os jornais, sites de notícias e também nas redes sociais. Existe um prazo mínimo entre as doses, pode até antecipar. 

A ciência correu em tempo recorde pra salvar as nossas vidas. Tomar só uma dose e deixar por isso mesmo é desrespeitar todo o esforço percorrido até aqui. É desperdiçar essas primeiras doses que, sozinhas, não garantem nada. Se você conhece alguém que esqueceu de ir no posto ou drive-thru pra concluir a imunização, ajude a lembrar. Pra dar uma força na memória, vale bilhetinho na geladeira, aviso na agenda do celular, lembrete no Zap. A vida vale muito, e precisamos fazer nossa parte. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias