Notícias



Ensino Fundamental

Plataforma Árvore abre inscrições para olimpíada de leitura que premiará alunos vencedores

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem se inscrever no concurso até 5 de maio; atividades serão realizadas de forma remota

12/04/2021 - 18h08min


Divulgação / Árvore
No final da olimpíada, os três alunos com maior pontuação ganharão um tablet

A plataforma de leitura digital Árvore está com inscrições abertas para sua olimpíada gratuita de leitura, que abordará conteúdos sobre empreendedorismo juvenil, profissões do futuro, crises econômicas e educação financeira, em celebração ao Ano Internacional da Economia Criativa. Destinado a estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o concurso pedagógico será realizado de forma remota, permitindo a participação de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. 

Cada instituição de ensino poderá inscrever até três turmas na olimpíada, que conta com três categorias que separam os alunos de acordo com seu nível escolar (4º e 5º ano, 6º e 7º ano, e 8º e 9º ano). Para participar, é necessário realizar uma pré-inscrição até 5 de maio, por meio deste site. O formulário das escolas privadas deve ser preenchido, obrigatoriamente, pelo gestor da instituição e, no caso de escolas da rede pública, o cadastro deve ser feito pela Secretaria Estadual ou Municipal de Educação.  

De acordo com a plataforma, a etapa de pré-inscrição não garante a participação no concurso. Os cadastros serão avaliados e as escolas selecionadas receberão por e-mail um link exclusivo para inscrever seus alunos de forma efetiva. As instituições que já são assinantes da Árvore Atualidades, no entanto, estão isentas desta etapa. 

Após a confirmação da inscrição, estudantes e professores receberão acesso à plataforma digital Árvore Atualidades, onde poderão realizar as leituras e atividades entre 5 de maio e 2 de junho. Durante quatro semanas, os participantes farão as dinâmicas propostas, que são elaboradas por uma equipe pedagógica especializada na formação de novos leitores. 

No decorrer da olimpíada, os estudantes serão incentivados a se concentrar na leitura de notícias, entrevistas e conteúdos atuais, bem como a realizar atividades que trabalham a interpretação e compreensão textual. Todos os exercícios geram pontos aos participantes e, ao final do concurso, os três alunos com maior pontuação — um de cada categoria — ganharão um tablet como prêmio.  

A apuração dos resultados será realizada entre 2 e 24 de junho. Já o anúncio dos vencedores está previsto para ocorrer no dia 28 do mesmo mês. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias