Notícias



Luta contra a covid-19

RS ultrapassa marca de 10% de vacinados com duas doses em grupos prioritários

Maioria dos imunizados, até o momento, é de profissionais da saúde e pessoas com mais de 60 anos

18/04/2021 - 12h34min


Gabriel Jacobsen
Gabriel Jacobsen
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS

O Rio Grande do Sul completou a vacinação contra a covid-19, até o momento, de uma a cada 10 pessoas que integram os grupos prioritários. Conforme o painel estadual de monitoramento, 528 mil pessoas de grupos prioritários receberam, até este sábado (17), as duas doses da vacina no Rio Grande do Sul – o que representa 10,4% do total.

Entre essas pessoas que já receberam as duas doses, a maioria está em grupos prioritários por faixa etária. São 302,8 mil pessoas com 60 anos ou mais que já receberam a segunda dose. A vacinação por faixa etária segue a ordem dos mais idosos até os mais jovens. 

O outro grande grupo de vacinados é o de trabalhadores diversos da área da saúde. São 185,9 mil pessoas de profissões ligadas ao setor que receberam as duas aplicações no Estado.

O terceiro grupo mais numeroso é o de pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (em asilos ou outros locais de longa permanência): 24,6 mil delas já receberam as duas injeções. 

O Rio Grande do Sul estima que todos os grupos prioritários somem mais de 5 milhões de pessoas, de uma população estadual de 11,3 milhões. Os grupos prioritários foram definidos pelo governo federal e têm mais de 20 faixas e categorias, incluindo trabalhadores de indústrias, Forças Armadas e caminhoneiros. Como há falta de vacinas no Brasil, apenas parte dos grupos prioritários foi convocada, até o momento.

Entre as pessoas que receberam as duas doses no Estado, 99,7% estão imunizadas com a CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan. Além de ser a principal vacina usada hoje no Brasil, a CoronaVac tem intervalo recomendado de duas a quatro semanas de aplicação entre as doses.

Já a vacina de Oxford/AstraZeneca, também distribuída no país, tem intervalo recomendado de três meses entre a aplicação da primeira e segunda doses. Apenas 1,3 mil pessoas já receberam as duas doses da AstraZeneca no Estado.

Painel da primeira dose

A primeira dose da vacina foi aplicada, no Rio Grande do Sul, até este sábado (17), em mais de 1,9 milhão de pessoas. O número – que exclui quem já tomou as duas doses – representa 37,6% das pessoas de grupos prioritários. 

A vacinação no Estado começou em 18 de janeiro e, ao longo dos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem ocupado posições de liderança no ranking nacional de vacinação. Ainda assim, como há falta de doses no país, se o ritmo atual for mantido, o Estado só terminará de vacinar os grupos prioritários em novembro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias