DG 21 Anos
Sugestão de leitora virou manchete: os problemas das escadas rolantes nas estações da Trensurb
A reclamação foi parar na capa do jornal
Uma das formas mais tradicionais que os leitores têm para ajudar a construir o DG é sugerindo pautas para reportagens. Questões que mexem com a vida de um grupo de pessoas podem se tornar até manchetes do jornal. Foi o que ocorreu com a reclamação da cuidadora Rosa Ribeiro Possera, 55 anos, moradora do bairro Mathias Velho, em Canoas.
LEIA MAIS
Na coluna "Receita do Leitor", o orgulho de revelar talentos culinários
A luta e superação de mulheres empreendedoras na coluna "92 Mais Mulher"
De buracos nas ruas a projetos sociais, "Seu Problema É Nosso" dá voz às questões dos leitores
Há mais de 20 anos, a rotina dela é a mesma: pega o trem na Estação Mathias Velho, em Canoas, e desce na Estação São Pedro, na Capital. No final do dia, faz o caminho de volta. Nessas idas e vindas, no ano passado, ela percebeu que as escadas rolantes das estações da Trensurb não funcionavam. Depois de conversar com funcionários dos locais e saber que não havia previsão para o conserto, ela enviou uma mensagem para o WhatsApp do DG.
A reclamação foi publicada, primeiro, na seção Pede-se Providência, no dia 19 de outubro de 2020. Mas o assunto cresceu, e virou uma reportagem, publicada poucos dias depois, no dia 21 de outubro, e que estampou também a capa do jornal.
– Eu já tinha mandado sugestões antes e sempre fui atendida. Em 2015, pedi ajuda para o meu marido (já falecido), pois um remédio que ele precisava tomar estava em falta. Fizeram uma reportagem, e o problema foi resolvido. Então, decidi mandar sobre as escadas. Eu gosto muito do DG, tenho paixão pelo jornal e sempre sou atendida – conta ela.
Solução
Com a demora no conserto, a locomoção pelos locais foi ficando cada vez mais difícil para dona Rosa:
– A escada rolante faz muita falta pra todo mundo. Pra mim, então, que já tive problemas no joelho, nem se fala.
Desde a publicação da reportagem sugerida por Rosa, o assunto já esteve nas páginas do DG outras vezes. A última foi no dia 24 de março, em uma reportagem que anunciava a assinatura de um novo contrato de manutenção das escadas rolantes. Ou seja, tendência de que, no futuro, os problemas sejam menores.
– É muito importante reclamar. Mando os problemas para vocês (jornal), porque a gente é bem atendido. Indico que todo mundo mande também. O DG corre atrás – finaliza.
Como participar
/// Envie sua sugestão de pauta para o WhatsApp do DG (51) 99759-5693 ou pelo e-mail atendimento@diariogaucho.com.br. Nos dê o máximo de informações que conseguir: onde o problema ocorre, quem está sendo prejudicado, contatos e, se possível, fotos.