Notícias



Bicharada

Castração dos pets: um ato de cuidado e proteção dos animais 

Clínicas da Capital realizam o procedimento a baixo custo.

13/05/2021 - 17h18min


Lauro Alves / Agência RBS
Thiago (D) leva os gatos para Eliane (E), da Arpa, onde serão castrados

Há sete anos, Thiago da Silva Rodrigues, 29 anos, atua como protetor de animais. Morador de Taquari, ele é presidente da ONG Os Salvadores. Uma das atividades de sua rotina na organização é, periodicamente, fazer a viagem de sua cidade a Porto Alegre, em um trajeto de 90 quilômetros, e levar animais para serem castrados. 

A castração de cães e gatos é um esforço comum entre as ONGs que trabalham com cuidados e acolhimento a animais abandonados. A cirurgia, um procedimento simples e não danoso aos pets, é a principal forma de combater a superpopulação. Thiago conta que, no Brasil, estima-se haver mais de 30 milhões de animais em situação de abandono. 

LEIA MAIS
Beneficiários do Cras Santa Rosa de Lima não conseguem retirar cestas básicas
Com leite especial em falta no Estado, mães dependem de doações do alimento
Centro da Juventude de Alvorada tem mais de 200 vagas para aprimoramento profissional gratuitas

– E eles ficam em sofrimento. Passam fome, sede, são atropelados, vítimas de maus tratos. Nós, protetores de animais, não queremos que sofram – completa. 

Baixo custo 

A viagem à Capital, na busca por preços mais acessíveis para o procedimento, é uma prática comum entre ONGs de outras regiões do Estado. A presidenta da Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa), Eliane Tavares, 62 anos, fala que essas organizações costumam cadastrar animais de pessoas que não possuem condições de pagar pela operação e levá-los à Arpa. 

Com valores mais em conta, a associação, localizada no bairro Azenha, realiza diversos procedimentos veterinários. São feitas vacinações, consultas e cirurgias em geral. O objetivo da iniciativa é prestar um atendimento acessível à população. Somente em castrações, são realizados em média 600 procedimentos por mês. 

Alternativa

É comum que tutores apliquem as chamadas vacinas anti-cio nas fêmeas, para evitar que elas entrem em seu período fértil. Porém, esses medicamentos não são recomendados, pois causam danos à saúde dos animais. 

– Essas vacinas não são benignas para o organismo deles. Elas causam uma alteração hormonal muito grande e, assim, a maioria delas causa câncer – comenta Eliane. 

Isso reforça a importância da castração, com benefícios que vão além do controle populacional. A operação pode aumentar a expectativa de vida dos pets, melhorar seu comportamento e evitar doenças. 

Denize Furtado, 63 anos, presidenta da ONG Gatos e Amigos, comenta que o risco de surgirem doenças como câncer de útero, ovários e próstata são diminuídos. Ela explica que, a partir dos cinco meses, já é possível realizar a cirurgia, antes do primeiro cio. No caso de fêmeas que tiveram cria, recomenda-se que, dois meses após o nascimento, quando os filhotes já estiverem se alimentando sozinhos, a mãe possa passar pela operação. 

A Gatos e Amigos, além de realizar a castração a baixo custo, mantém uma campanha de apadrinhamento. Pessoas podem doar os valores correspondentes ao procedimento, que são utilizados para a cirurgia de animais cujos tutores não têm condições para arcar com as despesas. 

As clínicas 

Por determinação do Conselho Veterinário Nacional, clínicas que prestam serviços populares não podem anunciar valores abaixo do padrão estimado pelo mercado. Para agendar o procedimento ou receber mais informações sobre os atendimentos, é necessário contatar diretamente os estabelecimentos. Listamos a seguir algumas clínicas de Porto Alegre que trabalham com castração. 

Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa)
/// Agendamento de consultas pelo número (51) 3223-1914 ou presencialmente na associação, que fica na Rua Professor Freitas e Castro, 172, bairro Azenha. 

ONG Gatos e Amigos
/// Agendamentos pelo WhatsApp (51) 99962-8703. Castração de gatos ou cães que pesem até 25 quilos. 

Clínica Vida e Saúde Animal
/// Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (51) 3207-4362 ou pelo WhatsApp (51) 98437-3760.  

Pet móvel
/// Agendamentos pelo telefone (51) 3366-0082 ou WhatsApp (51) 98169-3330.

Confira aqui animais para adoção

Bendito Bicho / Divulgação
Mãezinha

MÃEZINHA (fêmea)
Idade:
dois anos
Porte:
pequeno
Localização:
Porto Alegre
Faz tratamento de saúde?
Não
Castrado:
Sim
Para adotar, entre em contato:
(51) 99218-3074 

Bendito Bicho / Divulgação
Boquinha

Boquinha (fêmea)
Idade:
sete anos
Porte: pequeno
Localização: Porto Alegre
Faz tratamento de saúde? Não
Castrado: Sim
Para adotar, entre em contato: (51) 99218-3074 

Bnedito Bicho / Divulgação
Ofélia

OFÉLIA (fêmea)
Idade:
dois anos
Porte:
pequeno
Localização:
Porto Alegre
Faz tratamento de saúde?
Não
Castrado:
Sim
Para adotar, entre em contato:
(51) 99218-3074

Produção: Émerson Santos

  Leia mais notícias na seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias