Cris Silva: "Mãe, o que é..." - Notícias

Versão mobile

 
 

Lá em Casa28/05/2021 | 10h01Atualizada em 28/05/2021 | 10h01

Cris Silva: "Mãe, o que é..."

Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras

Cris Silva: "Mãe, o que é..." Agência RBS/Agência RBS
Cris Silva Foto: Agência RBS / Agência RBS

... um caubói? O que é “pra sempre”? A lua é sempre a mesma? O que é um bueiro?

Essas são apenas algumas perguntas que ouvi nas últimas horas do Teteu, meu filho de três anos. O dia todo tem uma curiosidade. 

Muita gente não sabe, mas curiosidade infantil é uma habilidade super importante e pode ser estimulada desde cedo, para que a vontade de explorar e conhecer mais se torne natural. Segundo o professor e psiquiatra Augusto Cury, os benefícios que a curiosidade oferece são variados. Por meio dela, as crianças aprendem a lidar melhor com as mais diversas situações do dia a dia. Além disso, as relações sociais se tornam mais saudáveis, e as crianças têm mais criatividade e pensamento crítico, sendo capazes de refletir antes de tomar uma decisão.

Leia outras colunas da Cris Silva

De forma bem prática, listei cinco dicas de como estimular a curiosidade infantil de forma saudável. 

1. Incentive o raciocínio lógico

/// Uma boa estratégia para desenvolver a curiosidade é incentivar o raciocínio lógico. É interessante que as crianças aprendam a pensar em todo o processo de conhecimento, entendendo como as coisas funcionam e o que ajuda a explicar determinados eventos e fenômenos.

2. Permita que a criança faça perguntas

/// Provavelmente você já esteve em contato com crianças que estão na fase das perguntas, quando tudo vira motivo para questionamento. Esse é um estágio normal no desenvolvimento infantil, então, permita que a criança faça perguntas, sem desestimular ou repreender essa prática. As dúvidas podem ser simples ou complexas, sobre coisas triviais ou assuntos relacionados aos estudos. Seja quais forem, é importante ouvir os questionamentos e, se possível, ajudar a encontrar soluções.

Bulles de savonFonte: 9968117<!-- NICAID(14464909) -->
Tudo gera curiosidadeFoto: Patricia W. / stock.adobe.com

3. Incentive a leitura

/// O hábito da leitura é muito saudável para crianças e gera benefícios variados para o desenvolvimento. Os livros reúnem conteúdos interessantes e que despertam a curiosidade dos leitores – e eles muitas vezes vão em busca de mais conhecimento inspirados pelas histórias.

4. Faça atividades voltadas para a arte

/// A arte também é um elemento importante para o desenvolvimento infantil. Por meio da música, da pintura, do desenho, do teatro ou da dança, as crianças adquirem habilidades importantes para a vida, tanto na fase escolar quanto para o futuro profissional. Ao entrar em contato com a arte, a criança tem mais vontade de conhecer novos mundos, explorar e exercitar sua curiosidade.

5. Crie histórias

/// Assim como ler é interessante, criar histórias também é uma estratégia válida para estimular a curiosidade dos filhos. Essa é uma oportunidade para a família fazer uma atividade unida, já que a imaginação pode ser compartilhada entre adultos e crianças simultaneamente.

Fonte: Escola da Inteligência 

Pérola

– Mãe, o que eu fiz de errado?
– Como assim, filha?
– Na oração, eles falam assim: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nos perdoamos a Keila nos tem ofendido”.
Keila, seis anos


 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros