Notícias



Combate à pandemia

Estados e municípios terão independência para definir estratégias de vacinação

Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde diz que haverá duas filas que serão definidas com o Ministério da Saúde

28/05/2021 - 12h54min


GZH
GZH
Antonio Valiente / Agencia RBS

Estados e municípios poderão definir qual estratégia adotar em suas campanhas de vacinação. Até o momento, a imunização ocorre conforme o que é previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI), que define a vez na fila da primeira dose da vacina contra a covid-19.

Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, revelou que há Estados e municípios com doses da vacina sobrando, pois já imunizaram os grupos previstos em ordem pelo PNI, logo, eles poderiam seguir vacinando por faixa etária — dos 60 anos para baixo. 

— A ideia é que haja duas filas: uma poderá seguir vacinando por faixa etária, e a outra segue o planejamento do PNI — disse Carlos Lula. 

As regras para o novo modelo serão definidas entre o Ministério da Saúde e os Estados. O presidente do Conass também disse que os governos poderão separar doses da vacina, planejando distribui-las entre as duas filas. 

Rio Grande do Sul

Segundo apurou a colunista Rosane de Oliveira, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, aguarda nota técnica oficial do Ministério da Saúde para dar as diretrizes do que será feito no Rio Grande do Sul. O documento deve ser divulgado ainda nesta sexta-feira (28). Tudo indica que o grupo dos professores será o próximo a ser vacinado. 

Ouça a entrevista completa com o presidente do Conass, Carlos Lula



MAIS SOBRE

Últimas Notícias