Notícias



GRATUITO

Inscrições abertas para projeto de formação em costura de bonecas para mulheres de Alvorada

As oficinas ocorrerão simultaneamente nos bairros Americana, Stella Maris, Bela Vista, Formoza e Tijuca a partir de 26 de maio

05/05/2021 - 16h09min


Tainã Rosa / Arquivo Pessoal
Tainã Rosa segurando as bonecas premiadas pela Fundação Cultural Palmares

O projeto Panô de Histórias Ujamaa está com inscrições abertas para mulheres de bairros periféricos de Alvorada. A iniciativa prevê formação gratuita na aprendizagem de costura de bonecas e bonecos negros de pano. O objetivo é desenvolver a prática artesã para geração de renda e movimentação da economia criativa local. São 100 vagas por ordem de inscrição, que pode ser realizada até 18 de maio. 

LEIA MAIS
Há vagas: confira mais de 2 mil chances de trabalho
Empresa de construção formada apenas por mulheres está contratando cem operárias
De triciclo, barbeiro argentino vai a Redenção cortar cabelo de moradores de rua

A produtora cultural e pedagoga Tainã Rosa, 25 anos, está à frente do projeto que foi contemplado pelo Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc. 

Com atuação em diferentes projetos culturais integrando artes visuais e literatura, Tainã conta como foi sua trajetória até essa oportunidade de formação de outras pessoas por meio do projeto: 

– Sou de uma família formada por professores, sempre ouvia muitas histórias em casa. Foi natural eu contar histórias na escola e, desde muito nova, comecei a fazer cursos gratuitos de arte, de pintura, de bordado. Ingressei cedo no Magistério. Essas histórias eram sobre a cultura negra, que é parte da minha narrativa. Na faculdade, comecei a repensar isso, sempre unindo a literatura oral com artes visuais. A partir daí, surgiram muitas produções. 

No ano passado, Tainã foi premiada pela Fundação Cultural Palmares, no edital Arte do Quilombo, pela criação de uma coleção formada por bonecas inspiradas em seis mulheres negras brasileiras que são personalidades históricas. A fim de dividir essas histórias e conhecimentos com outras pessoas, Tainã organiza o projeto Panô de Histórias Ujamaa. 

– A ideia é que essas mulheres consigam ter essa geração de renda, com técnicas e com propósito de fomentar a cultura local, inspiradas por histórias que serão contadas por contadores de histórias da região. Essas bonecas terão histórias – explica a pedagoga. 

Tainã Rosa / Divulgação
Kit de costuras que as participantes receberão

Kits

As oficinas ocorrerão simultaneamente e presencial nos bairros Americana, Stella Maris, Bela Vista, Formoza e Tijuca nos dias 26 de maio, 2, 9 e 16 de junho, sempre das 18h às 21h. Cada costureira ministrará as formações para 20 participantes, sempre divididas em dois grupos. Ou seja, terão 10 alunas por vez. Serão atividades com distanciamento social, uso de máscaras obrigatório, em locais bem ventilados e com disposição de álcool em gel e sabonetes líquidos para a lavagem de mãos. 

O projeto contará com interpretes de Libras e contação de histórias. Além disso, todas as participantes receberão um kit de costura com pincéis, moldes e tecidos, entre outros materiais para as oficinas. 

– Esperamos fazer essa troca de conhecimento transgeracional, em bairros que ficam em extremidades da cidade, para que o conhecimento se espalhe. 

PARTICIPE!

/// O quê: projeto de costura de bonecas de pano Panô de Histórias Ujamaa
/// Público-alvo: mulheres (cisgênero e transgênero) a partir de 18 anos, jovens de 16 e 17 anos com apresentação de autorização escrita por pais ou responsáveis e meninas de oito a 15 anos acompanhadas de mãe ou responsável
/// Onde: nos bairros Americana, Stella Maris, Formoza, Tijuca e Bela Vista, em Alvorada
/// Quando: quartas-feiras, de 26 de maio a 16 de junho, das 18h às 21h
/// Custo: gratuito
/// Inscrição: acesse clicando aqui.
/// Mais informações: Instagram e Facebook.

Produção: Caroline Tidra



MAIS SOBRE

Últimas Notícias