Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e o sonho do sabático

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

03/05/2021 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Você já ouviu falar em sabático? Já quis fazer um? É como se chama a interrupção proposital das atividades ligadas ao trabalho. O período sabático é quase sempre usado pra realizar algum projeto pessoal ou viver novas experiências que tragam crescimento e descobertas. Pode ser bem produtivo ou uma pausa forçada só pra repensar a vida. O famoso dar um tempo na rotina e se colocar no topo da lista de prioridades. Geralmente dura um ano, mas tem quem faça sabatiquinho de seis meses.

Às vezes é a saúde quem pede um sabático, e a pessoa se afasta pra buscar a cura (seja do corpo ou da alma). Mas também pode ser uma bela desculpa pra largar o trabalho e se dar ao luxo de descansar, viajar, morar fora, estudar, aprender outra língua, aproveitar cada momento. Sabático vem do termo shabat, o descanso religioso dos judeus. A cada sete anos, havia a tradição de tirar um ano para recomeçar. Da mesma forma, os trabalhos agrícolas eram interrompidos no sétimo ano abençoado. 

Leia outras colunas da Maga 

Tacada 

Tem gente que sonha em dar a volta ao mundo numa tacada só. Eu sonho em fazer um sabático. Provavelmente, ele nunca vai acontecer. Sonhos não são sobre isso? Coisas que parecem impossíveis e se tornam altamente desejáveis? Mas não é bem assim, decidir e chutar o pau da barraca. Tem todo um preparativo pra fazer o tal sabático. Guardar dinheiro pra esse período, tentar uma licença para poder voltar ao trabalho, organizar a rotina pra dar essa parada. E se der errado e for um ano perdido?  

Minha teoria: quem pensa muito nunca tira um sabático. Talvez um dia dê uma vontade incontrolável de arriscar tudo por um sabaticão inesquecível. Nem sei o que eu faria no meu. Escrever um livro? Apontar o dedo (de olhos fechados) pro mapa-múndi e escolher um novo endereço? Iria sozinha ou acompanhada? Fugiria de wi-fi? Mudaria de vida na volta? São tantas possibilidades dentro de um sabático. Só de pensar aqui com você já fico ansiosa. Não sei se faço a mala ou faço um chá pra me acalmar.  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias