Notícias



Patamar elevado

 Maio de 2021 é o terceiro mês com mais mortes por covid-19 no RS

Estado já contabiliza mais de 2,5 mil óbitos pela doença no mês, número que ainda deve aumentar em razão da inclusão retroativa de dados

31/05/2021 - 21h25min


Gabriel Jacobsen
Gabriel Jacobsen
Enviar E-mail

Maio de 2021 chega ao fim com a marca de terceiro mês mais mortal da pandemia no Rio Grande do Sul. Na esteira do aumento de casos e internações por covid-19 que atinge o Estado neste ano, maio tem, até esta segunda-feira (31), 2.511 mortes confirmadas pela doença.

O total de óbitos por covid-19 em maio só perde para os dois meses anteriores. Em abril, já foram contabilizados 4.415 óbitos por covid-19. Março, mês de colapso no sistema de saúde estadual, registrou 8.263 mortes pela doença.

O número de mortes de maio ainda deve crescer nos próximos dias, uma vez que boa parte dos óbitos entra no sistema com atraso. A série histórica é atualizada diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), e os dados estão disponíveis no painel do coronavírus do governo do Estado.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Considerando os dados atualizados até o início da tarde desta segunda, a média diária de mortes no mês de maio é de 81. Essa média deve subir quando entrarem, ao longo das próximas semanas, dados retroativos.

O número de mortes é o dado mais tardio de monitoramento da pandemia, conforme vêm explicando epidemiologistas a GZH. Primeiro ocorre o aumento de casos confirmados e de internações clínicas. Um tempo depois, aumentam as internações graves, em UTIs. Passado mais um período, a piora se reflete no indicador de mortes.

Internações voltaram a subir há três semanas

O indicador de internações clínicas por covid-19 vinha caindo desde março no Estado, mas mudou de direção há cerca de três semanas e voltou a subir. Na tarde segunda-feira (31), havia 2.777 pessoas com a doença hospitalizadas nos leitos de baixa e média complexidade no Estado. O crescimento é de 45% em um intervalo de 23 dias.

Leia também
Porto Alegre inicia vacinação dos professores municipais e retoma aplicação da Pfizer nesta terça
Internações por covid-19 em leitos clínicos do RS crescem 26,8% em duas semanas
Microempresário conserta equipamentos hospitalares de graça, em Novo Hamburgo

O indicador de pacientes com covid-19 internados em UTIs também mudou de direção há cerca de duas semanas. No dia 15 de maio, havia 1.564 pessoas com a doença nesses leitos. Nesta segunda-feira (31), há 1.811, aumento de 15,8%.

Apesar de discreto, esse aumento nas internações por covid-19 em UTIs já é suficiente para pressionar o sistema de saúde do Rio Grande do Sul, que já vinha registrando patamares elevados de ocupação. No início da tarde desta segunda, a ocupação geral de leitos de UTI batia a marca de 86,7%. A ocupação de UTIs na rede privada, no mesmo horário, estava em 96,6%. Na rede pública, em 83,3%.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias