Notícias



PAPO RETO

Manoel Soares questiona: "Qual dos leões você escolhe?"

Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados. 

29/05/2021 - 05h00min

Atualizada em: 29/05/2021 - 05h00min


Manoel Soares / Arquivo Pessoal
Dica do Manoel Soares: exercite a nobreza na hora da raiva

Em uma região africana chamada Guguleto, um sábio sentado em frente a um pé de baobá ouviu de um guerreiro a seguinte pergunta: 

– Tenho dois leões dentro de mim brigando arduamente. Um bom e um mau. A briga deles me tira o sono, pois sei que, se o bom ganhar, meu coração ficará bom. Se o mau ganhar, meu coração ficará mau. Qual deles vencerá, mestre? 

O sábio, com uma das mãos em seu cajado, acaricia as rugas de sua bochecha, levanta os olhos e, ao ver a angústia do guerreiro, diz:

– Vai ganhar aquele que você mais alimentar. 

Leia mais colunas de Manoel Soares

Assim como esse guerreiro, os momentos difíceis que aparecem em nossa vida muitas vezes tiram a nossa paciência e levam nossa mente para lugares que não nos orgulhamos. Pessoas com espíritos opacos confundem o nosso senso de justiça, fazendo com que acreditemos que aquilo que é certo ficaria mais bonito com a tinta da vingança. Ao cedermos a essa tentação, estamos alimentando o leão do mal que habita em cada um de nós. 

Exercitar a nobreza na hora da raiva deve ser um exercício diário.  Por maior que seja a contrariedade, não podemos permitir que ela leve o que temos de melhor. Toda vez que você sentir vontade de dar vazão à sua tristeza colocando quem lhe machuca debaixo dos seus pés, lembre desse sábio africano. E, antes que o guerreiro fosse embora, o sábio disse em seu ouvido: 

– Quando o leão mau cresce, ele devora inclusive o seu dono.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias