Notícias



Covid-19

Secretaria Estadual da Saúde autoriza vacinação de professores contra a covid-19 com doses remanescentes de dois grupos

Municípios deverão fazer um levantamento das sobras antes de anunciar início da nova etapa 

13/05/2021 - 09h10min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Municípios que tiverem doses remanescentes de vacina contra a covid-19 poderão vacinar três novos grupos previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO), entre eles, estão os trabalhadores da educação. A decisão foi tomada no início da noite desta quarta-feira (12) em reunião envolvendo o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) e a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Segundo o presidente do Cosems, Maicon de Barros Lemos, que é secretário municipal da Saúde de Canoas, os municípios que já vacinaram os idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades até 40 anos e ainda tiverem doses sobrando destes dois grupos poderão avançar as fases subsequentes do PNO.

— Os grupos subsequentes envolvem população de rua, população privada de liberdade e trabalhadores da educação. Como a pauta da maioria dos municípios é sobre a situação dos professores, elencamos que dependendo da disponibilidade de vacinas, que comecem pelo profissionais da educação infantil — ressalta Lemos.

Agora, os municípios deverão fazer um levantamento do saldo de sobras de  doses para iniciar a vacinação dos professores. Nas próximas etapas, as três categorias previstas deverão ser contempladas. Lemos alerta que os próximos lotes de Astrazeneca e de Coronavac a chegarem no Estado serão apenas para garantir a segunda dose.

—Depois destes dois lotes, a vacinação deverá concluir as comorbidades e entrar de vez nos três grupos subsequentes — completa Lemos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias