Notícias



Seu Problema é Nosso

Terreno baldio no bairro Jardim Botânico recebe limpeza e cercamento

Após a reportagem publicada no dia 5 de março, o espaço foi cercado e os problemas foram amenizados. 

26/05/2021 - 07h00min

Atualizada em: 26/05/2021 - 07h00min


SMSURB / Divulgação
Agora, a área está protegida.

Um terreno baldio da Capital cheio de sujeira foi limpo e cercado. Após reportagem divulgada no Diário Gaúcho, na edição de 5 de março, o problema no espaço da Rua Itaboraí, bairro Jardim Botânico, teve uma solução. 

Na época, o local era centro de descarte irregular de resíduos e depósito de lixo, o que causava receio aos moradores quanto à segurança da rua e à transmissão de doenças. As reclamações foram relatadas inúmeras vezes ao portal 156 da prefeitura de Porto Alegre, e a associação de moradores do bairro solicitou o cercamento do local. 

Leia Mais
Com idas frequentes ao hospital para tratamento de menino, família enfrenta dificuldades financeiras e pede ajuda
Ong de Porto Alegre arrecada doações para ampliar atendimentos voluntários
Prefeitura de Alvorada não resolve descarte irregular de lixo em terreno baldio

Descumprimento 

Em 2006, o lote era propriedade de uma empresa privada, que o doou à prefeitura, conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). No mesmo ano, a prefeitura cedeu a área para uma instituição, que ficou responsável pela conservação e limpeza. No entanto, após descumprimento das normas, em 2020, a entidade perdeu o direito de uso do terreno, que voltou à responsabilidade da prefeitura, com manutenção feita pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU)

A assistente administrativa Luciléia Gomes, 32 anos, afirma que, apesar das limpezas, dias depois, o espaço já estava sujo novamente. Segundo ela e moradores dos arredores, o descarte de resíduos era feito por pessoas de fora da comunidade. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Terreno em março sem limpeza

Alívio 

Hoje, o espaço está cercado, e os problemas foram amenizados. 

– A limpeza e o cercamento nos trouxeram um espaço limpo para que possamos manter – destaca. 

Conforme Luciléia, após a reportagem, uma equipe da prefeitura esteve no local para a realização de vistorias e limpeza do terreno. Cerca de 15 dias depois, o espaço foi cercado. Agora, segundo ela, a comunidade está satisfeita com o serviço realizado. 

– O sentimento é de satisfação, porque tivemos uma solicitação atendida e entendemos que a administração pública municipal tem essa função. Eles conseguiram atender – diz. 

SMSUrb pretende fazer obra permanente 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) explica que o trabalho de recuperação do terreno baldio foi realizado no dia 30 de abril. O cercamento provisório foi concluído na Rua Itaboraí. 

Segundo a pasta, “foram realizados os serviços de limpeza, capina e poda de árvores no local. Também houve a manutenção do poste de luz, assim como do refletor para reforçar a iluminação. O cercamento visa inibir o descarte irregular de resíduos no local, assim como a circulação de pessoas”. Conforme a SMSUrb, “ a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP) está em elaboração de projeto para um cercamento permanente da área”, no entanto, sem data prevista. 

Produção: Vitória Fagundes

Leia mais notícias na seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias