Notícias



Aplicativo

Com agendamento prévio, Porto Alegre inicia vacinação noturna contra covid nesta terça-feira

No primeiro dia, serviço está aberto para população a partir de 50 anos. Marcações para aplicação da primeira dose podem ser feitas em três unidades de saúde, das 18h às 21h

21/06/2021 - 18h23min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
Neste momento, podem utilizar o serviço toda a população a partir dos 50 anos de idade

Terá início nesta terça-feira (22) a vacinação contra a covid-19 por meio de agendamento em Porto Alegre. Já nesta segunda-feira (21) é possível fazer a marcação para receber a primeira dose, entre as 18h e as 21h, nas unidades de saúde Morro Santana, Tristeza e São Carlos pelo aplicativo 156+POA.

Inicialmente, a ferramenta pode ser utilizada somente para marcar a aplicação da primeira dose. Podem utilizar o serviço toda a população a partir dos 50 anos de idade. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital confirmou que pretende ampliar as opções do aplicativo a partir desta primeira análise.

No entanto, não será possível fazer o agendamento com muitos dias de antecedência, conforme a diretora de Atenção Primária da secretaria, Caroline Schirmer.

— Gostaríamos de conseguir abrir a possibilidade de marcação com uma semana de antecedência, mas o que nos dificulta é a demanda das vacinas. Temos que garantir que a pessoa que marcou, terá a vacina. Para isso, dependemos do repasse de mais doses — explicou.

A diretora também ressaltou que a decisão do agendamento em horário noturno busca permitir a realização da primeira dose por pessoas que têm dificuldade de ir até as unidades de saúde no período do dia.

Os atendimentos, a partir desta terça-feira, serão em blocos de 20 em 20 minutos, com cinco pessoas por bloco. A secretaria pede que quem realizar a marcação e não puder comparecer, desmarque o agendamento no aplicativo. Assim, outra pessoa poderá ocupar a vaga e também auxilia a pasta no gerenciamento das doses.

Nesta primeira etapa o aplicativo só estará disponível para celulares Android, mas a Procempa já trabalha para ampliar o uso para outros aparelhos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias