Notícias



Porto Alegre

Organizações da Capital promovem campanhas de arrecadação de agasalhos e cobertores

Os materiais irão aquecer o inverno de comunidades de Porto Alegre e da Região Metropolitana

11/06/2021 - 10h29min

Atualizada em: 17/06/2021 - 12h32min


Félix Zucco / Agencia RBS
Voluntárias recebem o material e o organizam antes de doar a quem precisa

É chegado o momento em que diversas entidades assistenciais se mobilizam para conseguir doações de roupas e cobertas para quem não tem. O frio vem sem piedade, e somente a partir da solidariedade será possível manter todo mundo aquecido. Leia as histórias desta página e veja como você pode colaborar. 

Foi no início da pandemia que se intensificou o trabalho da ONG Sociedade União dos Eucaliptos (Suve). Com sede no bairro Mario Quintana, em Porto Alegre, há 30 anos a entidade atua no suporte à comunidade à qual pertence. O grupo é uma das diversas organizações da Capital que, atualmente, está promovendo campanhas de arrecadação e doação de agasalhos. 

LEIA MAIS
Na Restinga, moradores se unem para limpar e cuidar de praça
Anjas de Batom arrecadam alimentos para comunidade no Morro da Cruz
Em Canoas, treinador de futebol apoia meninos que sonham em entrar em campo profissionalmente

Atuante na ONG desde a sua fundação, Elisa Lima, 54 anos, faz parte da coordenação do projeto. Ela explica que a doação de agasalhos acompanha as entregas de alimentos que eles têm feito no último ano. A questão, agora, é que o foco muda para as necessidades que vêm com o clima frio que chega. Assim a equipe trabalha: moldando suas prioridades de atuação a partir das necessidades e demandas dos moradores. 

– Já faz anos que seguimos o mesmo processo. Se está faltando comida, vamos fazer as marmitas. Se precisam de cama, armário, o que ganharmos de doações iremos encaminhar direto para os moradores – completa Elisa. 

Dedicação 

Além da ação direta de levar os agasalhos até as pessoas nas entregas de alimentos que faz, a ONG organiza brechós solidários, em que as roupas são expostas em cabides para aqueles que quiserem levá-las.  

Todos as peças recebidas na sede passam por um processo de seleção e reparos, antes de serem doadas. O grupo, inclusive, investiu em equipamentos para esse processo. As peças são lavadas, costuradas e reformadas, para, somente depois disso, serem entregues em perfeito estado de uso.

Félix Zucco / Agencia RBS
Além dos agasalhos, a ONG Suve também faz a distribuição de alimentos para moradores da comunidade

Arrecadação de cobertores

O clima gelado chegou ao Estado antes do inverno, e as baixas temperaturas predominam nas últimas semanas. “Doe amor, doe Cobertor” é a ação que outro grupo de Porto Alegre está realizando para tentar minimizar esse impacto.  

Coordenada pela técnica de enfermagem Adriana Nunes, 40 anos, a campanha pretende arrecadar 700 cobertores para serem entregues a pessoas em situação de rua no centro de Porto Alegre e para moradores da região das Ilhas.  

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) aponta que, na Capital, em 2020, houve aumento de 38,73% no número de pessoas morando na rua. Adriana diz que o grupo observou esse crescimento durante a pandemia e tem se dedicado a também incentivar que se olhe mais por este público: 

– Que não se tenha julgamento no momento de doar, mas que se faça apenas como um ato de amor. Pessoas morrem de frio, então, tu podes estar salvando alguém. 

Como ajudar 

A ação arrecada valores para a compra de cobertores, em parceria com uma loja que vende o produto a um preço acessível. Cada um custa R$ 14,50. É possível doar usando o CPF 00852779089 como chave PIX. 

Quem quiser doar cobertores pode entregá-los nos pontos que apoiam a ação, listados abaixo. 

Confira os endereços para entrega

Cachoeirinha
/// Jeronimu’s Bike – Avenida Flores da Cunha, 1343, bairro Vila Imbuhy 

Porto Alegre
/// Farmácia Droganema – Avenida Juca batista, 2249, bairro Cavalhada
/// Confeitaria Trevisan – Avenida Serraria, 1372, loja 5, bairro Espírito Santo
/// Vitória Sanchotene Pilates – Avenida Wenceslau Escobar, 2933, bairro Tristeza

Conheça outras campanhas que precisam de apoio

Bairro Santana
/// Em 30 dias de ação, a ONG Juntos Somos Mais Fortes já doou mais de 3 mil peças de roupas e cobertores. A campanha do grupo, que também contou com o apoio da Cooperativa dos Médicos (Coopmed RS), está realizando a distribuição das doações em diferentes comunidades da Capital e da Região Metropolitana. Para saber como ajudá-los, entre em contato pelo telefone (51) 98513-2834. 

Bairro Tristeza
/// A Aldeia da Fraternidade está com uma campanha de arrecadação de alimentos e agasalhos. A organização está recebendo doações de roupas (adulto e infantil) e cobertores para serem repassados às famílias de 364 crianças e adolescentes atendidos pela ONG. Para saber como ajudar, entre em contato pelo telefone (51) 3268-3168. 

Bairro Sarandi
/// O grupo Amor em Ação está realizando a arrecadação de alimentos, cobertores e agasalhos. O objetivo é reunir pelo menos 100 cestas básicas, 40 cobertores, roupas de cama, toalhas de banho e agasalhos, que serão destinados a centros de reabilitação de Alvorada, Viamão e Porto Alegre. É possível contatar o grupo pelo Instagram @grupo.amoremacao ou pelo WhatsApp, no número (51) 98231-4090. 

Prefeitura de Porto Alegre
/// A campanha promovida pela prefeitura neste ano traz o tema POA que Doa. São diversos estabelecimentos credenciados, que estão recebendo doações de roupas de inverno, calçados e alimentos não perecíveis. Para conferir os endereços dos pontos de coleta, acesse o site prefeitura.poa.br/poaquecuida.

Produção: Émerson Santos



MAIS SOBRE

Últimas Notícias