Notícias



Frio no RS

Com camas montadas e chuveiros instalados, moradores de rua formam fila para passar a noite no Gigantinho 

Local poderá abrigar até cem pessoas e animais de estimação enquanto se estender período de baixas temperaturas

27/07/2021 - 19h35min


Eduardo Pinzon
Enviar E-mail

A montagem das camas que irão abrigar moradores de rua do frio intenso dos próximos dias foi concluída na tarde desta terça-feira (27) no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. O local passou por reparos na estrutura elétrica e foram instalados chuveiros nos vestiários. 

O Gigantinho estará à disposição a partir das 18h. Faltando cerca de três horas para a abertura dos portões, cerca de 10 pessoas já formavam uma fila no portão. Muitos deles contaram à reportagem de GZH que foram avisados por pedestres da  opção de passar a noite protegidos do frio. 

Leia Mais
Prefeituras da Região Metropolitana se mobilizam para atender população de rua diante da previsão de frio intenso
Batalha pela cultura hip hop: conheça Rai

Morando nas ruas há 15 anos, João Alexandre Albuquerque aguardava do lado de fora para ingressar no Gigantinho. Nascido e criado na Vila Nova, na Zona Sul, ele conta que foi morar na rua após perder os pais, aos 23 anos. 

— Costumo dormir na Cidade Baixa. O pessoal que vive na rua se ajuda e todos se conhecem. Vou conseguir tomar um banho e pegar uma roupa mais quente. Tá difícil conseguir emprego, por isso sigo vivendo na rua — conta Albuquerque, que já trabalhou na Cootravipa e na Ceasa.

As camas foram cedidas pelo Exército, kits de higiene são doações do Instituto Cultural Floresta (ICF) e toalhas e jogos de cama foram fornecidos por uma rede de hotéis. As refeições serão servidas por grupos de voluntários que atuam junto à população de rua na Capital. 

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) contará com equipes com horário ampliado na abordagem e busca ativa de pessoas para acolhimento, inclusive durante as madrugadas. 

— As nossas 12 equipes estarão das 8h às 21h em busca de pessoas nas ruas. Durante a madrugada, ocorrerá uma ronda social para convencer as pessoas a acessarem o ginásio — comentou a presidente da Fasc, Cátia Lara Martins.

Os moradores de rua serão testados para a covid-19 através de testes de antígeno. Também será ofertada a vacina contra a doença para aqueles que ainda não se imunizaram. Nas noites de acolhimento, uma ambulância da Unimed ficará à disposição das 19h às 7h. 

Os animais de estimação só poderão ficar com os moradores de rua caso sejam de pequeno porte. Pessoas com cães grandes ou em alta quantidade serão encaminhadas para os abrigos que possuem canil. 

Além do espaço ao lado do estádio Beira-Rio, há 140 vagas que foram contratadas a mais na rede própria e conveniada devido a previsão de temperaturas baixas. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias