Notícias



Lá em Casa

Cris Silva: "Mãe e pai não têm férias"

Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras

23/07/2021 - 08h00min


Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

Não tem jeito: os pais não conseguem tirar férias das suas responsabilidades. No máximo, uma viagem de poucos dias longe dos filhos. Mas, atenção, esse tempo a dois é fundamental. É preciso ser pai e mãe, mas nunca deixar que se apague a chama que uniu o casal. Um tempo a sós é ótimo para não se ver engolido pela rotina e acabar desgastando o relacionamento.

Conversei com o psicólogo clínico Michel Andreola sobre a importância de ter “um dia para o casal (sem os filhos)”.

Leia outras colunas da Cris Silva

Palavra do especialista

“Começa e termina a semana, e os pais seguem com uma rotina no piloto automático, em suas atividades pessoais, separadas daquelas de seus filhos. Durante a semana toda, seguem um ritmo de trabalho, o de seus compromissos. Destaco aqui algo fundamental para saúde mental de todos: a saída do casal, por vezes, sem os filhos. Os pais podem e devem sair sozinhos. Sair para namorar, aproveitar o silêncio do casal, se divertir. Tais momentos contribuem para cuidarem primeiro de si e darem-se tempo para renovar energias, tanto psíquicas quanto físicas. Ter momentos para o casal é poder se aprofundar no amor que um tem pelo outro. Eles vão acrescentar na sua relação conjugal”, explica Michel.

Nadezhda / stock.adobe.com
Ficar só nas tarefas da casa e dos filhos não dá!

O que se aprende com a distância

Muitos pais deixam de sair por culpa, por acharem que os filhos vão sentir saudade. Calma, tudo é aprendizado! Inclusive, a ausência momentânea dos pais promove crescimento. Segundo Michel, as crianças também precisam de um espaço longe dos seus pais para poderem brincar, descansar e recarregar suas energias. Ter saudades dos pais ajuda no processo de amadurecimento psíquico. Os seus filhos estarão trabalhando a tolerância à frustração, aprenderão a esperar o retorno e curtir a saudade de quem amam. 

Os pais também se darão conta de que convém respeitarem essa individualidade sadia e natural das crianças e adolescentes.

Sempre a verdade

Se o casal decidir sair, falem isso de forma simples, sem esconder a verdade. “Não escondam a saída de vocês para os pequenos. Falem que estão programando juntos uma saída somente de adultos, e que a criança ou o filho adolescente também poderá desfrutar do momento dele, em outro lugar, com uma pessoa que o ama também. Que em breve retornam para ficarem juntos. Vocês vão estar em outro ambiente, longe de sua casa, vendo outras pessoas e renovando o oxigênio mental que é importante”. 

Uma saidinha ajuda

Tá certo que ainda estamos vivendo uma pandemia e, mesmo com a população se vacinando, as coisas ainda não voltaram ao normal. Mas essas saidinhas do casal podem, inclusive, ajudar a deixar os dias mais leves e desestressar a rotina. “Usem e abusem de sua criatividade. Explorem novos horizontes e lugares. Quando vocês se organizam e planejam essa saída, estão colocando em prática um treino mental fundamental para o equilíbrio de suas mentes. Isto é ser criativo emocionalmente. Vocês vão conseguir enxergar os seus problemas de fora estando dentro deles. Nessas oportunidades, retornarão para casa mais leves e de bom humor, se souberem aproveitar esse tempo. Até na solução de problemas atuais uma saída assim ajuda”. 

Dica para as férias

As férias de julho estão aí, e começa a procura por atividades de lazer para os pequenos. Pra quem mora na zona sul de Porto Alegre, o BarraShoppingSul oferece o BarraCadabra. Uma área ao ar livre com 39 brinquedos de cordas, escorregadores, trampolins, pula-pula, gira-gira e diferentes circuitos lúdicos e sensoriais para as crianças de zero a 13 anos. 

Para ter acesso ao parque é preciso retirar um ingresso online no app Multi. A entrada continua sendo gratuita, mas é preciso escolher a data e a quantidade de ingressos. Outra dica para as crianças no Barra é o HotZone. O melhor parque indoor do Brasil conta com simuladores, autopistas, fliperamas, carrosséis e muito mais. Os ingressos podem ser adquiridos no local.

Pérola

– Luis, porque você está chorando?
– Eu não sei.
– Então, vem comigo. Vamos perguntar para o Google!
Luis, quatro anos, e Pedro, sete anos



MAIS SOBRE

Últimas Notícias