Notícias



Proteção contra o frio

Gigantinho registra alta procura dos moradores de rua por abrigo na noite gelada de Porto Alegre

Cerca uma centena de pessoas já havia ingressado no local por volta das 21h; Capital tem outras opções de acolhimento

29/07/2021 - 09h34min

Atualizada em: 29/07/2021 - 09h34min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail

A segunda noite de acolhimento dos moradores em situação de rua no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, registra alta procura. Nesta quarta-feira (28), antes das 21h, em torno de cem pessoas já estavam abrigadas no local.

Conforme o levantamento da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 45 pessoas passaram durante todo o dia no interior do ginásio enquanto que outras 30 ingressaram pela primeira vez no Gigantinho. Ao longo do dia, dois idosos foram transferidos para abrigos específicos.

Dentro do ginásio, um espaço foi destinado para que os animais de estimação pudessem permanecer. Nesta quarta-feira, três cães se encontravam no local onde tiveram acesso a comida, água e receberam inclusive coleiras contra pulgas e carrapatos.

— Ela daqui a pouco vem para cá, para dormir perto de mim — disse um homem abrigado no ginásio, que não quis se identificar, enquanto observava a sua cachorrinha.

Para garantir que mais moradores de rua pudessem ter um abrigo ao longo da noite, a Fasc conta com o apoio de paróquias espalhadas pela cidade e de 200 vagas em hospedarias, que já estavam ocupadas.

— Apesar de ter uma grande procura, iremos fazer buscas ativas daqueles moradores que não procuraram nenhum dos locais de acolhimento. Importante destacar que temos outras estruturas e não somente aqui para atender as pessoas — afirmou a presidente da fundação, Cátia Lara Martins.

Na busca ativa realizada pelos assistentes sociais, entre a noite desta terça-feira (27) até a madrugada desta quarta-feira, 70 pessoas foram abordadas.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social confirmou que, além dos locais que já realizam o atendimento, outras sete paróquias de Porto Alegre estão aptas para receber os moradores em situação de rua. A ação no Gigantinho segue até domingo (1°).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias