Notícias



Preparação dos candidatos

Instituições oferecem conteúdos gratuitos de estudo para o Enem 2021; saiba como acessar

Provas digitais e impressas do exame serão aplicadas em 21 e 28 de novembro

18/07/2021 - 14h53min

Atualizada em: 18/07/2021 - 14h54min


GZH
GZH
Porthus Junior / Agencia RBS
Materiais podem ser acessados virtualmente, por meio de sites ou plataformas de estudo

Com o objetivo de auxiliar na preparação dos inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que serão aplicadas em 21 e 28 de novembro, algumas instituições estão promovendo gratuitamente iniciativas de apoio aos estudos. Entre as opções disponíveis, há cursos preparatórios, visitas guiadas e plataformas com videoaulas, e-books, lives, podcasts, simulados e dicas.

Os conteúdos oferecidos podem ser acessados virtualmente, por meio de cadastro nos sites indicados. Há também um evento promovido pela Universidade Feevale que envolve um encontro presencial com professores da instituição, mas que também requer inscrição prévia. Confira as iniciativas e saiba como ter acesso aos serviços disponibilizados:

UniRitter 

A plataforma gratuita Enem na Mira, direcionada aos estudantes que desejam se preparar para as provas do Enem, é uma iniciativa da UniRitter em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, a Universidade Salvador (Unifacs), a Universidade Pontiguar (UnP), o Centro Universitário Fadergs e o Centro Universitário IBMR. O site oferece dicas de estudo e conteúdos como e-books, lives, podcasts, game, aulas e simulado. 

Para ter acesso ao material da plataforma, é preciso fazer cadastro neste site, informando nome completo, endereço de e-mail e número de WhatsApp. 

Sesc 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) está com vagas abertas para o projeto Revisional Enem, que disponibiliza uma plataforma digital com conteúdos e aulas síncronas para jovens que farão as provas do exame. Entre os materiais ofertados na ferramenta estão videoaulas, textos, listas de exercícios com gabarito comentado e conteúdo complementar de todas as disciplinas. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 18h de 23 de julho, por meio deste link. Para participar, é necessário estar regularmente matriculado no terceiro ano do Ensino Médio ou ter concluído os estudos nos últimos dois anos, dispor de internet adequada para acessar a plataforma, ter idade mínima de 16 anos e apresentar comprovante de matrícula ou certificado de conclusão do Ensino Médio. 

Além disso, o candidato deve comprovar um dos seguintes critérios: ser oriundo de escola pública; ser ou ter sido bolsista 100% de escola privada e ter renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais; ser ou ter sido oriundo de escola do Sesc e ter renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais; ou ser dependente de comerciário e ter renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais. O edital completo do projeto está disponível neste site

Uninter 

Para auxiliar estudantes do Ensino Médio que participarão do Enem, o Centro Universitário Internacional Uninter conta com o projeto Link no Futuro, que oferece acesso online e gratuito a um curso preparatório para o exame e a um teste de orientação profissional. As inscrições podem ser feitas por jovens de todas as regiões por meio deste site.

De acordo com a instituição, o curso tem mais de 380 videoaulas que contemplam resoluções de questões das provas anteriores e abordam os temais mais recorrentes em cada uma das áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação. Os professores participantes também dão dicas e orientações sobre disciplina, foco, organização de horários e rotina de estudos.

Unisinos 

No site do Conecta, a Unisinos oferece o download de dois e-books gratuitos sobre o Enem para auxiliar na rotina de estudos. Nos materiais, professores da instituição dão dicas para fazer uma redação nota mil e falam sobre temas atuais que podem aparecer nas provas do exame. Para baixar os arquivos, é necessário acessar este site e preencher o formulário com nome completo, endereço de e-mail e número de telefone.  

Feevale 

A Universidade Feevale está disponibilizando para os candidatos que farão as provas do Enem 2021 a oportunidade de visitar o campus II, em Novo Hamburgo, para esclarecer dúvidas sobre português e matemática com os professores da instituição. A visita guiada acontecerá de 27 a 29 de julho e, para participar, é preciso realizar inscrição prévia por meio deste link até 23 de julho.  

Fora esse período, as visitas aos campus I e II, em Novo Hamburgo, e III, em Campo Bom, podem ser agendadas pelo e-mail visite@feevale.br. De acordo com a Feevale, durante a visitação serão cumpridos todos os protocolos de prevenção à covid-19, como distanciamento, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel.  

Me Salva!

O Me Salva! oferece uma série de conteúdos gratuitos para os estudantes que estão se preparando para o Enem. Em seu site, a instituição disponibiliza download gratuito de itens como e-books, mapas mentais, guias e cronogramas de estudos, resumos com conteúdos de todas as disciplinas e apostilas. Já no canal do YouTube, o Me Salva! oferece diversas videoaulas específicas para o exame.

Instituições com iniciativas semelhantes que quiserem ser incluídas na lista podem enviar e-mail para jhully.pinto@zerohora.com.br ou rosangela.monteiro@zerohora.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias