Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: simplifica, vai

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

19/07/2021 - 07h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Comecinho de semana? Bora pensar em como simplificar o dia a dia. Sempre dá, pode apostar. A gente acaba repetindo modelos que talvez já nem façam sentido. Nossos hábitos caseiros de hoje podem ser o reflexo do que acontecia na família décadas atrás, o mesmo jeito de fazer as coisas como nossos pais (e os pais deles). Simplificar é diminuir excessos de tarefas, de cobranças e de expectativas. Aliás, tentar corresponder à expectativa dos outros é uma armadilha que complica a vida.

 Muita roupa nos armários, por exemplo, gera mais e mais roupas pra organizar. Ocupa espaço e tempo. Idem muita louça. Desapega, tira da frente, passa adiante. Ou então bota em uso os melhores pratos, as toalhas de mesa guardadas pra dia de festa, as toalhas de rosto novinhas que só as visitas merecem usar. As plantas no jardim dão trabalho ou prazer? Taí um bom critério pra ver o que nos traz apenas incomodação. Escolher o que cozinhar é sempre um drama? Faz um cardápio semanal e tá resolvido.

Estresse

Simplifica, vai. Aquela pilha de livros na mesinha de cabeceira esperando a vez de serem lidos tá gerando estresse porque nunca sobra tempo? Deixa só um ali e guarda o resto. Ou empresta pra alguém que também gosta de ler (mas tem que devolver, ok?). Muito cacareco em cima dos móveis é outra coisa que gera função pra limpar e organizar. Precisa tudo isso? O segredo de simplificar é usar de muita sinceridade consigo mesmo. Corta etapas. Aprende a dizer não pra quem só te ocupa. 

Alô, quem gosta de assumir muitos compromissos. Já falamos aqui sobre a real urgência das coisas, lembra? Quem sabe você risca da agenda os acúmulos e tensões? Se tudo isso parece difícil demais de colocar em prática, então vamos começar descobrindo como simplificar essa segunda-feira. Aí na terça a gente faz o mesmo, na quarta idem, até chegar ao domingo com menos peso nos ombros. Mas requer continuidade. Dia após dia, manter o foco em simplificar e repensar a rotina.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias