Notícias



Imunização contra covid-19

Ministério da Saúde orienta grávidas vacinadas com AstraZeneca a tomar segunda dose de Pfizer ou CoronaVac

Segundo a pasta, estudos demonstram a efetividade na troca de fórmulas

26/07/2021 - 19h08min


Débora Cademartori
Débora Cademartori
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
Segundo Ministério da Saúde, estudos demonstram a efetividade na troca de fórmulas

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (26) que grávidas e puérperas imunizadas com a vacina AstraZeneca/Oxford na primeira dose devem, preferencialmente, completar o esquema com a vacina da Pfizer na segunda dose. A CoronaVac, do Instituto Butantan, também pode ser usada na segunda dose. De acordo com a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério, Rosana Leite de Melo, estudos demonstraram a efetividade da intercambialidade, ou seja, da troca da fórmula no processo de imunização para esse grupo.

 Leia Mais
RS vai receber mais 486 mil doses de vacinas contra a covid-19
Prefeitura limpa trecho da Orla que amanheceu tomado de lixo nesta segunda-feira
Carro cai em vão no trecho em obras e interditado do Viaduto dos Açorianos, em Porto Alegre 

No dia 11 de maio, o Ministério suspendeu a vacinação dessas mulheres com o imunizante da AstraZeneca, após orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na época, apenas o grupo com comorbidades estava incluído no calendário de vacinação. A suspensão ocorreu após o registro de um caso de óbito de gestante que recebeu essa vacina. 

Segundo Rosana Leite de Melo, a intercambialidade é recomendada apenas neste caso no Brasil e não é permitida para pessoas de fora desse grupo. Caso isso aconteça, a unidade de saúde deve notificar no sistema que houve erro vacinal. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias