Notícias



Tradicionalismo

Pelo segundo ano, Porto Alegre não terá Acampamento Farroupilha

Festejos serão em formato virtual

21/07/2021 - 08h56min

Atualizada em: 21/07/2021 - 08h57min


Letícia Paludo
Letícia Paludo
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
Semana Farroupilha ocorre entre 14 e 20 de setembro

O tradicional Acampamento Farroupilha, com piquetes instalados no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, durante o mês de setembro, não será realizado neste ano. De acordo com a Secretaria da Cultura da Capital, as celebrações da Semana Farroupilha de 2021, assim como ocorreu no ano passado, serão em formato digital, com transmissões ao vivo de apresentações artísticas direto do Parque. Os detalhes sobre o funcionamento do evento serão divulgados pelo prefeito Sebastião Melo em breve.

De acordo com o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, embora não haja acampamento no Parque, por causa dos cuidados necessários para conter a pandemia, para que a data não passe em branco, será montado lá um palco que receberá shows de música e dança tradicionalista, com a participação de CTGs.  

— O que foi programado pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas são algumas atividades artísticas entre 14 e 20 de setembro, que serão transmitidas ao vivo (pela internet) todas as noites. Essas poderão eventualmente ter presença de plateia, mas não necessariamente. Vai depender muito do cenário que teremos em setembro, hoje é tudo muito incerto — afirma Manoelito.

Marco do início das celebrações farroupilhas em Porto Alegre, o rito da Chama Crioula está confirmado para o dia 7 de setembro. A pira tradicionalista virá transportada de outra cidade gaúcha e receberá uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, em cerimônia junto ao Monumento ao Expedicionário, na Redenção. Depois, será levada à sede da 1ª Região Tradicionalista, na zona sul de Porto Alegre, de onde só sairá para a inauguração do evento virtual, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. 

— O MTG sempre acende a Chama Crioula em algum ponto histórico do Estado. Isso será feito novamente esse ano e, no dia 7 de setembro, essa chama se funde com a da Pátria. É simbólico no sentido de juntar o orgulho de ser brasileiro com o de ser gaúcho — afirma Manoelito.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias