Prefeituras da Região Metropolitana se mobilizam para atender população de rua diante da previsão de frio intenso - Notícias

Versão mobile

 
 

Acolhimento27/07/2021 | 09h10Atualizada em 27/07/2021 | 09h10

Prefeituras da Região Metropolitana se mobilizam para atender população de rua diante da previsão de frio intenso

Municípios pedem doação de alimentos e agasalhos para reforçar atendimento 

Prefeituras da Região Metropolitana se mobilizam para atender população de rua diante da previsão de frio intenso Lauro Alves / Agencia RBS/Agencia RBS
Há previsão de geada ampla e as temperaturas mínimas podem ficar abaixo de ¿ 2ºC Foto: Lauro Alves / Agencia RBS / Agencia RBS

Municípios da Região Metropolitana estão se mobilizando para atender a população de rua durante os próximos dias, quando uma onda de frio intenso deve atingir o Rio Grande do Sul. Há previsão de geada ampla em praticamente todo o território gaúcho e as temperaturas mínimas podem ficar abaixo de – 2ºC. 

Em Porto Alegre, o ginásio Gigantinho, do Sport Club Internacional, receberá moradores de rua entre a terça-feira (27) e o próximo domingo (1º)

Veja medidas adotadas por cidades da Região Metropolitana:

Canoas

De acordo com a prefeitura de Canoas, desde 29 de junho o município conta com uma estrutura no Centro Olímpico Municipal para receber a população de rua. No local, há testagem para a covid-19, alimentação e assistência. O ponto, que estará disponível para atender esse público durante a onda de frio deve ficar aberto até o dia 15 de agosto. 

— Se for preciso, ampliaremos o prazo — afirmou o prefeito Jairo Jorge.

A cidade também tem um albergue que atende, atualmente, mais de cem moradores de rua. Cinco equipes circulam pela cidade durante a noite prestado assistência.  Conforme a prefeitura, a população tem ajudado com doações de roupas de alimentos — já foram recebidos mais de 16 mil peças de roupas e duas toneladas de alimentos.

São Leopoldo

A prefeitura de São Leopoldo lançou um plano emergencial para atendimento de pessoas em situação de rua e famílias residentes das áreas de maior risco e exposição ao frio na cidade. A partir de terça-feira (27) e até a próxima segunda (2), será realizada readequação temporária dos serviços ofertados no Centro Especializado para a População Adulta de Rua (Crepar) e Centro Pop, ampliando as vagas de 41 para 60. 

O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) estará nas ruas das 19h às 23h neste mesmo período, buscando realizar um trabalho de convencimento às pessoas em situação de rua a acessarem o serviço institucional ofertado pelo município. Aqueles que possuem animal de estimação poderão levar o pet junto aos serviços durante este período.

Também serão distribuídos 150 quilos de alimentos às iniciativas comunitárias mapeadas pela SDS em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), a fim de que os espaços de preparação de alimentos possam ofertar jantas quentes à noite.

Alvorada

De acordo com a prefeitura de Alvorada, o abrigo municipal está preparado para atender a população em situação de rua. Além de doações recebidas, foram adquiridos cem cobertores novos para atender aos abrigados. O abrigo está equipado com máscaras, álcool gel e a equipe foi preparada para atender a população.

A prefeitura destaca que estão sendo feitas ações de acompanhamento e monitoramento dos moradores em situação de rua de segunda a sexta-feira para resgatar e orientar os cidadãos que necessitem de abrigo. A equipe já realizou mais de 85 abordagens, além da distribuição de cobertores e agasalhos.

A casa de acolhimento, está localizada na Rua Icaraí, 352, e conta com 30 vagas. As solicitações de atendimento para pessoas em situação de rua podem ser feitas através dos telefones 51 99147-6951 e 51 99351-7789.

Novo Hamburgo

A prefeitura de Novo Hamburgo aumentou em 17 o número de vagas oferecidas nas estruturas montadas pela administração municipal para que pessoas em situação de rua passem a noite longe do frio. No total, são 75 vagas, com a ampliação a partir desta terça-feira (27). Na estrutura montada na Fenac, é possível que as pessoas também levem seus pets, onde existe um espaço específico para eles.

O trabalho de abordagem social ocorre desde o início do inverno e são oferecidos pelo município dois espaços para as pessoas em situação de rua, como o acolhimento, onde é possível fazer o pernoite, com ingresso às 19h e saída às 7h, com possibilidade de banho e janta.

Outra possibilidade é o abrigo emergencial com permanência por 24 horas, com necessidade de seguir algumas regras para que seja possível a convivência entre quem passa por situações de vulnerabilidade. Além de banho, também há alimentação.

Viamão

A partir desta terça-feira, além do acolhimento às pessoas em situação de rua no ginásio municipal, uma grande corrente vai se formar em nove escolas municipais e no Cras Itapuã, em Viamão. Nesses espaços, a população de rua poderá buscar cobertores, agasalhos, calçados e receber alimentação. Os locais estão sendo divulgados nas redes sociais da prefeitura.

— Estamos convidando toda a sociedade a se engajar nessas ações de enfrentamento ao frio acolhendo as pessoas, dando suporte e permitindo que possam enfrentá-lo com agasalho e alimento — afirmou o prefeito Valdir Bonatto.

Igrejinha

Medidas de segurança foram definidas para evitar os danos causados pelo frio, e garantir locais para atendimento de pessoas em situação de rua de Igrejinha, bem como o acesso a cobertores e agasalhos para as famílias que mais necessitem.

As pessoas em situação de rua terão abrigo junto ao Creas, com uma estrutura pronta para o atendimento até o dia 2 de agosto.

— Estamos preparados para atender a população durante essa onda de frio que se aproxima. Nossas equipes técnicas estarão de plantão para atendimento, prestando todo apoio necessário — afirma o prefeito Leandro Horlle.

À comunidade, o apelo é que contribua com a doação de agasalhos, roupas de inverno e cobertores para distribuição nos dias de frio extremo. Uma equipe técnica estará recebendo as doações no Cras ou na prefeitura, nos horários de expediente.

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros