Notícias



Contra covid-19

Secretaria da Saúde do RS distribui mais de 119 mil vacinas nesta quinta-feira

Imunizantes servirão para segundas doses e ampliação da campanha de vacinação

29/07/2021 - 08h46min

Atualizada em: 29/07/2021 - 08h46min


Camila Kosachenco
Camila Kosachenco
Enviar E-mail
Jean Pimentel / Agencia RBS

A Secretaria da Saúde do RS (SES) começará, nesta quinta-feira (29), a distribuir 119,5 mil vacinas contra a covid-19, entre CoronaVac e Pfizer. Elas serão usadas para aplicação de segundas doses e para avançar na campanha de imunização

De acordo com a pasta, cerca de 6 mil doses da Pfizer serão destinadas para aplicação de segundas doses em gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da AstraZeneca. A reserva se deve em razão da orientação do Ministério da Saúde para que esse público não complete o esquema vacinal com o imunizante da AstraZeneca. Embora as vacinas não sejam intercambiáveis, estudos mostraram eficácia e segurança na administração da segunda dose da Pfizer. Na falta desse imunizante, o esquema pode ser concluído com a CoronaVac, garante o Ministério. 

Outras 7 mil doses da Pfizer serão destinadas aos adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades, e as demais serão utilizadas para avançar a vacinação por faixa etária. As CoronaVac serão usadas para segunda dose. 

As decisões foram tomadas na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação da gestão estadual e das Secretarias Municipais de Saúde, realizada na manhã desta quarta (28). 

Além desse quantitativo, o encontro definiu a destinação das remessas que chegaram na terça (27) e que devem chegar nesta quarta (28) ao Estado, totalizando mais de 486,8 mil doses. Foi estabelecido que 68% desse total será usado para segundas doses. Portanto, os lotes permanecerão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). 

As planilhas com os números exatos que irão para cada município ainda estão sendo calculadas pela equipe técnica da SES, assim como as rotas de distribuição.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias