Notícias



Cepa mais contagiosa 

Secretaria Estadual da Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta no RS

Primeiros pacientes contaminados são moradores de Gramado e Nova Bassano

25/07/2021 - 12h07min


Lizie Antonello
Lizie Antonello
Enviar E-mail
Jonatan Sarmento / Arte GZH
A variante Delta foi identificada em dois moradores de Gramado e em um em Nova Bassano

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) comunicou, neste sábado (24), a transmissão comunitária da variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Sul. A nova cepa foi primeiramente detectada na Índia e teve os dois primeiros casos no Estado registrados na última segunda-feira em Gramado.

A transmissão é considerada comunitária quando o contágio entre as pessoas ocorre no mesmo território, sem histórico de viagem ou sem que seja possível identificar de quem se contraiu o vírus.

De acordo com a diretora do Cevs, Cynthia Molina Bastos, a confirmação do primeiro caso de Gramado por sequenciamento genético completo pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e o aumento de prováveis casos de contaminação por essa linhagem identificadas pelo Cevs indicam que há circulação comunitária.

— A vacina protege contra essa variante, especialmente após a segunda dose no caso dos imunizantes que precisam de reforço, mas a vacinação não impede que a pessoa se contamine e siga transmitindo o vírus. Por isso, é preciso manter todos os cuidados de proteção contra a covid-19 independente de ter tomado a vacina, principalmente, quem possui qualquer fator de risco para complicações da doença — ressaltou a diretora em nota.

Até o momento, foram confirmados três residentes do Estado com a variante Delta. Os dois primeiros de Gramado, que possuem vínculo e contraíram a covid-19 no município, e um em Nova Bassano, que contraiu a doença em viagem ao Rio de Janeiro. Além deles, o Estado registra outros 11 casos suspeitos: cinco com amostras em análise na Fiocruz (mais um de Gramado, também contatante do primeiro caso confirmado, dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas), e seis amostras que deverão ser enviadas ao laboratório carioca na próxima segunda-feira (29), de residentes de Alvorada, Passo Fundo, Esteio, São José dos Ausentes, mais um de Sapucaia do Sul e Santana do Livramento.

O Cevs realiza, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e pelo Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), testes preliminares para a identificação desses casos suspeitos, incluindo sequenciamento parcial. As análises determinam se a amostra é uma provável variante de preocupação a partir da identificação de mutações específicas que são diferentes entre os tipos de vírus. Ao serem enviadas para a Fiocruz, as amostras passam por um sequenciamento genômico completo, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra.

— A pandemia não acabou, mas falta pouco. Não vamos permitir que comece tudo novamente — alertou a diretora Cynthia.

O que já sabemos sobre a Delta:

A Delta é uma das chamadas "variantes de preocupação", pois são variações que trazem alguma mudança no comportamento do vírus. A característica mais marcante da Delta, já comprovada cientificamente, é a maior transmissibilidade. Quanto a gravidade, ainda não há evidências de que a Delta provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens.

Casos Delta no Estado:

1 – Gramado: confirmado por sequenciamento genético completo pela Fiocruz;
2 – Gramado: confirmado por sequenciamento genético parcial pelo Cevs e vínculo epidemiológico;
3 – Nova Bassano: confirmado por sequenciamento genético completo pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro;
4 – Gramado: suspeita epidemiológica, aguardando retorno da Fiocruz;
5 – Sapucaia do Sul: suspeita por sequenciamento genético parcial pelo Cevs, aguardando retorno da Fiocruz;
6 –  Sapucaia do Sul: suspeita por sequenciamento genético parcial pelo Cevs, aguardando retorno da Fiocruz;
7 – Esteio: suspeita por sequenciamento genético parcial pelo Cevs, aguardando retorno da Fiocruz;
8 – Canoas: suspeita por sequenciamento genético parcial pelo Cevs, aguardando retorno da Fiocruz;
9 – Alvorada: suspeita por sequenciamento genético parcial pelo Cevs, será enviada amostra para Fiocruz;
10 – Passo Fundo: suspeita por sequenciamento genético parcial pelo Cevs, será enviada amostra para Fiocruz;
11 – Esteio: suspeita por sequenciamento genético parcial pelo Cevs, será enviada amostra para Fiocruz;
12 – São José dos Ausentes: suspeita por sequenciamento genético parcial pelo Cevs, será enviada amostra para Fiocruz;
13 –  Sapucaia do Sul: suspeita por sequenciamento genético parcial pelo Cevs, será enviada amostra para Fiocruz;
14 – Santana do Livramento: suspeita por sequenciamento genético parcial pelo Cevs, será enviada amostra para Fiocruz.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias