Notícias



Receita do Leitor

Aprenda a fazer o amaciante natural de carne do Edgar 

Morador de Gravataí reuniu memórias de família e uma solução econômica para compor o cardápio sugerido nesta quarta-feira

11/08/2021 - 10h48min


Samuel Bitencourt / Divulgação
O chef também ensina a preparar uma carne de panela com legumes

A receita de hoje está muito ligada às memórias afetivas do chef especialista em gastronomia para eventos Edgar da Rosa Henrique, 35 anos, morador do bairro Costa do Ipiranga, em Gravataí. O amaciante natural, explica, é uma solução simples e econômica para o consumo de carnes mais baratas, sem perda de maciez e sabor. Já a carne de panela é uma preparação que sempre foi muito popular em sua família:

– Esta receita traz memórias da minha infância, quando eu aguardava, ansioso, o horário das refeições. É um prato que abraça. 

A história profissional do Edgar começou quando ele conseguiu um emprego como auxiliar de cozinha. Em seguida, investiu em qualificação e fez um curso de técnico em Nutrição. Atualmente, além de trabalhar em eventos, Edgar produz conteúdo em seu canal do YouTube, O Segredo do Cheff, lançado em 2018. Na plataforma, ele compartilha a rotina de trabalho e alguns segredos do mundo gastronômico com foco na produção de comida em grande quantidade.   

– Estou adorando produzir esse tipo de conteúdo. Tem muita gente que diz: “Estou começando um restaurante. Aprendi contigo a fazer o prato tal em grande quantidade”. É muito legal tirar essas dúvidas – conta Edgar. 

Meu segredinho: ///  Você pode usar o amaciante de carne no churrasco, ele vai ficar macio e dourado. Além disso, sugiro servir a carne de panela com aipim e farofa de banana. 

LEIA MAIS:
Bolo de canjica com ganache: aprenda a receita do Cássio, ótima opção para o Dia dos Pais
Chuleta suína da Catia: aprenda a fazer uma receita típica da cultura alemã
Salada quente de inverno: conheça a receita premiada da Angélica 


Samuel Bitencourt / Divulgação
O amaciante natural é uma solução simples e econômica

Ingredientes

 Amaciante de carne 

 ✔  1/2 cebola
✔  1/2 mamão  
✔  2 dentes de alho  
✔  1 ramo de tomilho  
✔ 1 ramo de manjerona   
✔ 2 colheres (sopa) de sal 

Carne de panela 

 ✔  500g de paleta ou acém  
✔  3 colheres (chá) do amaciante (preparado anteriormente)  
✔  1/2 cebola   
✔ 2 cenouras médias  
✔  2 tomates médios  
✔  1/2 copo de vinho branco seco  
✔  Folhas de aipo (salsão)
✔  1 ramo de tomilho

Modo de preparo

/// Para o amaciante, bata a cebola, o mamão, o alho, o tomilho e a manjerona no liquidificador. Guarde em um potinho na geladeira por até 30 dias.

/// Tempere a carne com o amaciante e deixe descansar por 30 minutos. Depois, aqueça bem a panela de ferro, coloque um fio de óleo e sele todos os lados da carne. 

/// Junte a cebola cortada em cubos grandes, a cenoura e o tomate na panela. Refogue tudo e, em seguida, coloque o vinho e as folhas de salsão e tomilho. 

/// Tampe a panela e deixe cozinhar. Adicione a água para não queimar o fundo. Depois de cerca de 30 minutos, a carne estará suculenta, macia e saborosa.  

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 porções

 PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!

/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                       

/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                        

/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

 Confira outras Receitas do Leitor 

Produção: Kênia Fialho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias