Notícias



Alta demanda

Com fim de doses em farmácias, postos de saúde registram longas filas na Capital para vacinação contra a covid-19

Usuários ainda reclamaram da falta de imunizantes em unidade da Zona Norte

18/08/2021 - 09h13min

Atualizada em: 18/08/2021 - 09h14min


Samantha Klein
Samantha Klein
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
Dylan Souza González aguardava mais mais de 1h pela vacinação em posto da zona Leste. Diz que saia feliz do local e que a espera vale a pena.

Os pontos de vacinação da campanha contra a covid-19 em Porto Alegre registraram longas filas nesta terça-feira (17), dia em que a imunização avançou para o público com 21 anos ou mais. A espera foi observada não somente para a primeira aplicação, mas também para a segunda dose do imunizante em unidades como o Posto Modelo, instalada no Colégio Júlio de Castilhos (entrada pela Rua Laurindo). Além disso, a única farmácia que disponibilizou o serviço nesta terça, ainda pela manhã, já não tinha mais doses da AstraZeneca.  

No final da tarde, o movimento aumentou ainda mais em alguns postos de saúde. Foi o caso do Modelo e do Assis Brasil (Av. Assis Brasil, 6.615, Sarandi). O empresário Luciano Franz foi ao posto localizado na zona Norte com o filho de 14 anos, que tem asma e bronquite – já que foi retomada a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades. Por volta das 16h30min, quando havia mais de uma centena de pessoas na fila, ele relatou que as pessoas foram informadas de que a imunização estava encerrada.

— Esperava que, no mínimo, distribuíssem senhas para o dia seguinte. Quando umas 70 pessoas haviam saído da fila, informaram que seria feita uma recontagem de doses para garantir algumas aplicações — relatou. Em torno das 18h, o filho de Luciano recebeu a primeira aplicação da vacina. 

Já o professor de Administração Cláudio Mazzilli reclamou que a única farmácia disponível para aplicação da segunda dose do imunizante – a unidade da Panvel da Rua dos Andradas, 1.213 – já não tinha mais vacinas disponíveis ainda pela manhã. Além disso, ele procurou as unidades básicas Santa Marta e Santa Cecília, que são referências para os moradores da região central da Capital, mas essas não tinham doses da AstraZeneca nesta terça-feira.

— Aqui (posto Modelo) é minha quarta tentativa — disse. A espera para a aplicação era de, no mínimo, uma hora no local. 

 Falta de AstraZeneca

 Os postos Santa Marta e Santa Cecília tiveram doses da AstraZeneca durante boa parte da campanha, mas as doses terminaram temporariamente e haverá reabastecimento, assim que novas doses chegarem ao Município. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que praticamente terminaram as ampolas da farmacêutica europeia para segunda dose. Além disso, enquanto os postos de saúde registraram movimento, os dois drive-thrus instalados nos estacionamentos do Big BarraShoppingSul e Bourbon Wallig não tinham filas. O mesmo ocorreu no serviço instalado no Shopping Total. 

Apesar da indicação, a servidora pública Glória Tavares de Souza preferiu esperar com a filha na fila da unidade básica São Carlos (avenida Bento Gonçalves, 6.670, Agronomia) em vez de ir até o drive-thru e enfrentar o trânsito da Capital.

— Prefiro esperar um pouco mais de uma hora, já estive aqui por três horas na última sexta-feira, mas não nos importamos. Viemos a pé, não tinha o porquê de sair do bairro. E o importante é que vemos que as pessoas estão se vacinando, isso é muito bom — ressaltou. 

A filha, Dylan Souza González, vestida como a personagem Deidara do anime Naruto, aguardava ansiosa pela vacina. — Vou fazer vídeos no TikTok e incentivar mais pessoas a se vacinarem — garantiu a jovem.  

No local, segundo a gerente do posto São Carlos, Luana Machado Silveira, mais de mil doses tinham sido aplicadas antes das 17h.

— Isso é o normal, muita gente procura esse posto em função da acessibilidade. Quanto a amanhã, ainda não sabemos quantas doses serão disponibilizadas. 

Nesta quarta-feira (18), a prefeitura vai manter a vacinação para a faixa etária a partir dos 21 anos e demais públicos já contemplados, e avançar somente na quinta-feira (19) para pessoas com 20 anos ou mais. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias