Notícias



Unidade de Saúde Guarujá

Enfermeira, técnicas e auxiliar administrativa são demitidas por esquema fura-fila na Capital

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), grupo privilegiou familiares para receberem antes doses contra a covid-19

19/08/2021 - 08h59min

Atualizada em: 19/08/2021 - 09h01min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
JOSEPH PREZIOSO / AFP

Cinco profissionais de uma unidade de saúde de Porto Alegre foram demitidos por justa causa por terem privilegiado familiares na fila da vacina contra a covid-19, confirmou nesta quarta-feira (18) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a prefeitura, no dia 30 de junho, a SMS foi informada de que profissionais da Unidade de Saúde Guarujá — uma enfermeira, três técnicas de enfermagem e uma auxiliar administrativa — teriam privilegiado familiares fora do grupo prioritário ou de faixa etária na vacinação contra a covid-19.

Uma sindicância foi aberta para apurar os fatos. A prefeitura orientou a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), gestora do RH da unidade, a tomar as medidas cabíveis. Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil, e o caso também foi encaminhado ao Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e ao Ministério Público.

Os cinco profissionais envolvidos foram afastados imediatamente dos cargos. Segundo a prefeitura, acabaram demitidos por justa causa por ato ilícito contra a administração pública devido à formação de um esquema fura-fila da vacina contra o coronavírus.

Com o ocorrido, a SMS afirma que intensificou o monitoramento das doses entregues e aplicadas em cada unidade de saúde. As coordenações dos locais foram orientadas a evitar a abertura de novos frascos ao final do dia para diminuir as sobras de imunizante.

A apuração ainda apontou que não houve substituição do imunizante por soro ou água, não havendo suspeitas de aplicação de outra substância nas pessoas. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias