Notícias



Região Metropolitana

Filhotes de jacaré são resgatados na zona urbana de Gravataí

Répteis foram localizados próximo a uma bica, capturados pela Guarda Municipal e levados para uma clínica especializada em animais silvestres

22/08/2021 - 00h06min

Atualizada em: 22/08/2021 - 00h06min


Carlos Rollsing
Carlos Rollsing
Enviar E-mail
Guarda Municipal de Gravataí / Divulgação
Os três filhotes foram capturados pela Guarda Municipal e acomodados em um galão plástico de cinco litros

 Três filhotes de jacaré de papo amarelo foram resgatados nesta sexta-feira (20) na zona urbana de Gravataí, na Região Metropolitana. Os animais, aproximadamente do tamanho de um punho de adulto cerrado, estavam próximos a um cano em que verte ininterruptamente água vinda de uma área verde. Uma fonte natural conhecida na região como “bica”.

A Guarda Municipal de Gravataí foi acionada por populares que avistaram os espécimes por volta das 17h, na Rua José do Patrocínio, no bairro São Geraldo. Uma guarnição chegou ao endereço cerca de 20 minutos depois e constatou que, de fato, os animais estavam no local. 

Eles foram capturados e acomodados em um galão plástico de cinco litros. Os agentes que atenderam a ocorrência enviaram imagens para o grupamento ambiental da própria Guarda Municipal. Após a análise, houve a conclusão de que tratava-se do jacaré de papo amarelo e que os espécimes estavam em boas condições de saúde. 

Logo depois, a equipe fez o transporte dos animais para a clínica particular Toca dos Bichos, em Porto Alegre, que atende espécies silvestres e exóticas. A subcomandante da Guarda Municipal de Gravataí, Cibele Bitelo, disse que os répteis devem permanecer por um período em observação e, ao atingirem as condições adequadas, serão devolvidos à natureza.

Guarda Municipal de Gravataí / Divulgação
Antes de ser capturado, filhote foi flagrado mostrando os dentes para os guardas municipais

Cibele afirma que os filhotes estavam sozinhos no local, sem a presença de nenhum jacaré adulto. Por isso, a avaliação é de que os bichinhos podem ter chegado até ali carregados por alguma vertente. 

A Guarda Municipal retornou à bica neste sábado (21) para verificar a eventual presença de mais filhotes, mas nada foi localizado. Uma nova vistoria deve ocorrer neste domingo (22).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias