Notícias



Novos protocolos

Governo do RS confirma flexibilização de regras para casas noturnas e realização de eventos 

Medidas ainda não têm prazo para entrar em vigor

12/08/2021 - 08h57min


Eduardo Paganella
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS

O governo do Rio Grande do Sul vai publicar, nos próximos dias, um decreto flexibilizando as medidas de distanciamento e de número de pessoas para o funcionamento de casas noturnas e realização de eventos durante a pandemia do coronavírus no Estado. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (11), durante divulgação de boletins que integram o Sistema 3As (aviso, alerta e ação).

As medidas, no entanto, ainda não têm prazo para entrar em vigor, e também dependem de liberação dos municípios  — que têm autonomia para aplicar regras mais rígidas.

Conforme o gabinete de crise do governo, estabelecimentos como casas noturnas poderão receber até 350 pessoas (entre clientes e funcionários), desde que o espaço tenha capacidade de distanciamento entre as pessoas. Além disso, todos que estão no local deverão obrigatoriamente utilizar máscara. 

Já o uso da pista de dança não é permitido. Também será vedado beber em pé. Além disso, é necessário o distanciamento físico de no mínimo 1 (um) metro e, sempre que possível, 2 (dois) metros de distância em linha reta, entre pessoas que não moram no mesmo domicílio.

O presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Henry Chmelnitsky, destacou que as medidas anunciadas serão muito positivas, pois vão reaquecer o setor.

— Esse setor foi profundamente afetado. Essas medidas, acompanhadas de cuidados necessários, vão ajudar o setor a retomar a sua vida. Isso tem relação com uma cadeia de setores, que envolve bebida, comida  —  frisou ele. 

Atualmente, o Sindha conta com mais de 113 bares e casas noturnas e 220 estabelecimentos de preparação de comidas e buffet para eventos vinculados ao sindicato em Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.  

No setor de feiras e exposições, o governo do Estado informou que haverá alteração da metragem mínima por pessoa nos ambientes de circulação em pé, passando de 8 metros para para 6 metros. O distanciamento mínimo entre módulos e estandes, por exemplo, passará de 3 metros para 1,5 metro. 

Outra medida que será adotada no decreto a ser publicado prevê novos regramentos para a autorização de eventos no Estado. Atividades com até 400 pessoas não terão necessidade de solicitar autorização, desde que cumpram protocolos de distanciamento da portaria 391, de maio deste ano. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias