Notícias



Monitoramento

Hospital Conceição registra duas primeiras mortes provocadas pelo surto de coronavírus

Mulher de 58 anos e homem de 78 eram pacientes e estavam em UTIs

09/08/2021 - 21h25min


Karine Dalla Valle
Karine Dalla Valle
Enviar E-mail

O Hospital Nossa Senhora Conceição, em Porto Alegre, registrou as duas primeiras mortes provocadas pelo surto de coronavírus. As vítimas são uma mulher e um homem. Ambos eram pacientes e estavam internados em UTIs. Os óbitos já foram notificados à Vigilância em Saúde da Capital. 

Segundo a médica epidemiologista Ivana Varella, coordenadora do núcleo de epidemiologia do hospital e integrante do gabinete de crise, a primeira morte ocorreu na noite de quinta-feira (5) da semana passada. A paciente, uma mulher de 58 anos, havia sido internada no dia 8 de julho com quadro de insuficiência hepática e apresentou sintomas de covid-19 no dia 26.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Sua morte foi notificada 24 horas depois e só foi relacionada ao surto nesta segunda-feira (9), quando a equipe médica consolidava os dados de todas as pessoas envolvidas no surto.

- Nós tivemos a morte de uma paciente, sexo feminino, que ocorreu no dia 5. Como o fluxo do hospital é fazer a notificação imediata, o óbito foi notificado no dia 6, porque temos 24 horas para notificar, mas só relacionamos esse óbito ao surto porque hoje estávamos fazendo a planilha de consolidação dos dados dos pacientes. Atualizando esses dados, identificamos que a paciente já notificada pertencia ao surto - diz a médica Ivana, responsável por investigar o surto no hospital. 

Já o homem tinha 78 anos e havia sido internado no Conceição no dia 7 de julho por problemas do trato gastrointestinal. Ele foi infectado 15 dias após dar entrada. Com a doença, sofreu um quadro de trombose pulmonar e a causa da morte, no domingo (8), foi insuficiência respiratória aguda. 

- Ele tinha comorbidade cardíaca, renal, era um paciente com insuficiência renal crônica. Teve um agravamento pulmonar provocado pela covid. A causa da morte foi insuficiência respiratória aguda - confirma a médica. 

Leia também
Como será a vacinação em seis cidades da Região Metropolitana nesta terça-feira
Em Alvorada, moradores reclamam de falta de atendimento em UBS
Debate sobre terceira dose de vacina contra a covid-19 ganha força no mundo; tire suas dúvidas

O surto no Conceição totaliza 54 pessoas até a tarde desta segunda-feira, sendo 39 pacientes e 15 funcionários. Existe a suspeita de que essa série de contaminações tenha sido causada pela variante Delta do coronavírus, que é mais transmissível. Amostras de testes realizados nos infectados foram encaminhados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) à Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O laboratório é responsável por fazer o sequenciamento genômico e confirmar se o surto foi ou não provocado por essa cepa. Não há previsão de quando sairá esse resultado.

Desde a semana passada, o Conceição está com uma série de medidas para conter o surto, como a suspensão das visitas e de alguns procedimentos que não são considerados urgentes. A emergência só atende casos com risco de morte ou que chegarem via Samu. Pacientes com algum atendimento agendado podem ligar para o hospital para confirmar se o procedimento foi ou não cancelado. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias