Notícias



Perda de imunizantes

Menino desligou energia de posto de saúde em Capão da Canoa por brincadeira, diz polícia; 3 mil doses de vacinas foram perdidas

Caso aconteceu na noite de sábado. Posto ficou mais de 24 horas sem luz

18/08/2021 - 09h10min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
Prefeitura de Capão da Canoa / Divulgação
Nesta terça-feira (17), a Polícia Civil analisou as imagens de uma câmera de segurança no local

Uma brincadeira no final da noite de sábado (14) provocou a perda de quase 3 mil doses de vacinas em Capão da Canoa, no Litoral Norte. Essa foi a conclusão da Polícia Civil após identificar e ouvir um menino de 11 anos morador do município.

A unidade de saúde, no bairro São Jorge, ficou sem luz por mais de 24 horas, prejudicando a conservação dos imunizantes. Foram consideradas perdidas pela Secretaria Municipal da Saúde 740 doses de vacinas contra a covid-19 — entre CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer —, 440 doses da vacina contra influenza e outras 1.814 doses de vacinas de rotina, como BCG, HPV, hepatite A e B, raiva, varicela, entre outras.

Nesta terça-feira (17), a Polícia Civil analisou as imagens de uma câmera de segurança no local. Nela, aparecia um garoto de bicicleta se aproximando do disjuntor do posto por volta das 23h30min. Mais à frente, dois adultos caminhavam.

— Por meio das imagens conseguimos chegar à casa do menino. Com a ajuda da mãe dele, nos contou que pensava em deixar algumas casas sem luz, uma brincadeira. Ele estava com a irmã e o namorado, mas nas imagens fica bem claro que o casal estava muito à frente e não viu o que ele fez.  E o menino confirmou que não contou o ato para ninguém — disse a delegada Sabrina Deffente.

Por ter menos de 12 anos, não será gerado ato infracional. A conclusão será enviada ao Ministério Público para se avaliar eventual acompanhamento do caso pelo Conselho Tutelar. Agora, a polícia apura a responsabilidade pelo disjuntor estar em local de tão fácil acesso.

Nenhuma das doses foi descartada até o momento. Os imunizantes seguem armazenados na câmara de conservação de imunobiológicos esperando respostas da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde. Em relação a vacinas de rotina, o município registrou no sistema do Estado que avaliará as condições das doses. Quanto às vacinas contra a covid-19, o registro foi junto ao Ministério da Saúde, que possui os protocolos estabelecidos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias