Notícias



Seu Problema é Nosso

Moradores revitalizam área onde havia lixo em Viamão

Vizinhos e comerciantes da região se tornaram voluntários para um mutirão de limpeza e preservação do espaço no bairro Vila Augusta

04/08/2021 - 09h48min


Reprodução / Arquivo Pessoal
Valquíria e Marcos mobilizaram a comunidade

Em um domingo de manhã, o motorista de aplicativo Marcos Garcia, 34 anos, convidou sua esposa, a dona de casa Valquíria Nunes, 37 anos, para mudar o aspecto da Rua Viena, onde moram há 12 anos, no bairro Vila Augusta, em Viamão. A rua que, antes, estava com vegetação alta e descarte de lixo irregular, em algumas horas se transformou. Além disso, o casal se propôs a revitalizar a ponte que liga a Rua Viena e a Rua Osvaldo Godoy. Eles cortaram a grama, pintaram a ponte e recolheram todo o lixo que havia ao redor. A ação, compartilhada nas redes sociais, mobilizou vizinhos e comerciantes da região, que se tornaram voluntários para um mutirão de limpeza e preservação deste espaço, na Parada 20.   

Conforme Marcos, o principal objetivo da iniciativa era tornar a passagem atrativa para os moradores. Ele explica que recebeu amigos, que moram em Santa Catarina, e eles deram a ideia de intervenção no espaço. 

LEIA MAIS
Irmãs buscam apoio para participar de campeonato de jiu-jitsu no Rio de Janeiro  
Pacientes estão há dois anos sem medicamento para fibrose cística no RS
Falta de limpeza e cheias assustam moradores do bairro Sarandi

– Lá (SC), eles têm essa cultura de cuidado do ambiente, além do pátio. Eu pensei que, se nós começássemos, isso iria motivar os outros moradores. Eu queria instigar a cidadania, mesmo – conta o motorista. 

Outra motivação para revitalizar o espaço é o fato de que a Rua Viena, além de estar suja, também era perigosa. O morador conta que, por causa do descarte irregular de lixo, muitas pessoas estavam optando por não utilizar a via. Assim, conta Marcos, a limpeza acaba inibindo a população a descartar lixo no local.  

Mobilização 

Logo após a primeira postagem em um grupo do Facebook, muitos moradores quiseram contribuir. Mais de 30 pneus foram doados por um borracheiro, 100 mudas de plantas por uma vizinha e oito sacos de terra preta por um comerciante. Renato Gaspar, 59 anos, tem um comércio no bairro desde 2012. Além da doação, ele comentou sobre a ação com seus clientes, o que resultou na participação de quem nem mora tão perto da área revitalizada: 

– É maravilhoso poder ver o espaço bonito como está agora. 

A aposentada Elda Lussani, 65 anos, também foi doadora e voluntária do projeto. Ela afirma ter se sentido realizada por conseguir contribuir com a ação: 

– Tenho muitas mudas, então, achei que seria interessante doar. Agora, espero que cada morador faça a sua parte regando sempre que possível. 

Marcos conta que, há cerca de duas semanas, os vizinhos realizaram um mutirão para deixar o local ainda mais bonito. Um artista da comunidade se propôs a fazer plaquinhas para ficar ao lado dos pneus.

LEIA MAIS
Sem pavimentação de avenida, moradores de Viamão improvisam reparos na via
Um ano e meio de espera por conserto de ponte na Lomba do Pinheiro
Ceee realiza substituição de Postes na zona sul da Capital

Planos futuros

Valquíria revela que a primeira coisa que pensou ao ouvir o convite do esposo para realizar a limpeza do local foi de que não daria certo. Segundo ela, a dúvida surgiu porque as pessoas estavam acostumadas a realizar o descarte de materiais de forma irregular naquele local. 

– Realmente, após a primeira limpeza, se passaram alguns dias e já tinha lixo de novo. Mas fomos persistentes e tem dado certo – diz, aliviada.  

Valquíria revela que o espaço se tornou seu xodó. Diariamente, a dona de casa realiza o manejo das plantas. Além disso, o objetivo do grupo agora é revitalizar outra ponte, que fica a menos de 200 metros do local.

Produção: Kênia Fialho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias