Notícias



Acolhimento

Pão dos Pobres completa 126 anos e lança livro escrito por adolescentes atendidos pela fundação

Publicação será lançada na terça-feira (17) e traz histórias de vida dos jovens

17/08/2021 - 09h55min

Atualizada em: 17/08/2021 - 10h00min


Letícia Paludo
Letícia Paludo
Enviar E-mail
Mariana Rosa / O Pão dos Pobres
"Um livro, muitas histórias!" estará disponível para download gratuito na próxima semana

Para comemorar seus 126 anos de atuação, completados neste mês, a Fundação O Pão dos Pobres, que acolhe e oferece oportunidades de aprendizagem profissional a cerca de 1,4 mil crianças e adolescentes, lança na terça-feira (17) a obra Um livro, muitas histórias!. Escrita por cerca de 70 adolescentes do Programa de Aprendizagem Profissional da instituição, a publicação traz histórias de vida, relatos de sonhos, medo e esperança nas palavras de jovens aprendizes ou ex-participantes dessa iniciativa. Para auxiliá-los no processo de criação dos textos, voluntários ministraram oficinas de escrita criativa e de gêneros literários. 

— O livro traz um pouco das histórias desses jovens, de como chegaram até o Pão, seus projetos de vida. Muitos falam de como a Fundação deu a primeira oportunidade para que fossem incluídos no mercado de trabalho, da sensação de dignidade da carteira assinada. São histórias curtas, mas muito profundas, de adolescentes que estão ou estiveram em situação de extrema vulnerabilidade — explica Simone Quadros, coordenadora da Aprendizagem Profissional da Fundação O Pão dos Pobres. 

O livro foi produzido com recursos do Criança Esperança e da Unesco, e estava programado para execução e lançamento em 2020. Com a pandemia, porém, foi adiado em um ano. 

O lançamento ocorre amanhã, às 15h, no Pão dos Pobres, em evento para autores e parceiros que auxiliaram na criação do livro. Na ocasião, livros físicos serão distribuídos. A versão online estará disponível para download gratuito a partir de semana que vem, na página do Pão dos Pobres na internet. A obra é publicada pelo Quatorze VinteUm, selo da editora Palavra Bordada dedicado a publicar novos autores e escritores independentes. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias