Notícias



Imunização contra covid

Porto Alegre amplia vacinação para pessoas com 25 anos nesta terça e para 24 anos na quarta

Novidade é a retomada dos drive-thrus nos estacionamentos do Big Barra Shopping Sul e Shopping Bourbon Wallig

10/08/2021 - 09h20min

Atualizada em: 10/08/2021 - 09h21min


Samantha Klein
Samantha Klein
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
Segunda dose da AstraZeneca e da CoronaVac também será realizada

Porto Alegre amplia a vacinação contra a covid, nesta terça-feira (10), para pessoas com 25 anos ou mais. A aplicação da primeira dose vai ocorrer em 12 unidades básicas de saúde e em dois drive-thrus, disponíveis nos estacionamentos do Big Barra Shopping Sul e Shopping Bourbon Wallig, esse último com acesso de carro ou a pé, no que vem sendo chamado de drive híbrido.  O serviço será retomado após uma semana sem disponibilização na Capital.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, quando há somente um tipo de vacina, é mais complicada a logística de manejo e conservação das doses, portanto, inviabilizando o drive-thru. Com mais fórmulas de vacinas disponíveis, o serviço será retomado na terça e quarta-feira (11), quando a vacinação avançará para o público com 24 anos ou mais. 

Nessa terça, os públicos já contemplados pela campanha de imunização podem seguir buscando a aplicação D1: profissionais da saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de Ensino Infantil, Fundamental, Médio, Técnico e Superior; gestantes e puérperas; cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente; e mulheres que estejam amamentando bebês com até 12 meses.

Para receber a primeira dose, é obrigatório apresentar documento com CPF, comprovante de residência na Capital. Pessoas com comorbidade precisam levar prescrição médic, exame ou laudo. Os professores e funcionários de colégios devem apresentar comprovação de vínculo trabalhista e declaração da escola. 

 A aplicação da segunda dose segue disponível em 32 unidades de saúde e 20 farmácias parceiras para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 10 semanas e em 19 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de CoronaVac há 28 dias. 

Não haverá aplicação de segunda dose Pfizer para o público em geral, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados para o período. Apenas gestantes e puérperas que receberam a primeira dose de AstraZeneca/Oxford há 10 semanas ou mais receberão a segunda aplicação da Pfizer. 

Confira os locais de vacinação nesta terça-feira


Primeira dose 

Público: pessoas com 25 anos ou mais; profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente, lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses) e adolescentes com comorbidades a partir de 12 anos.
Onde: 12 unidades de saúde e dois drive-thrus (Big Barra Shopping Sul e Shopping Bourbon Wallig)
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link
Agendamento pelo App 156+POA:

  • Para as unidades São Carlos, Morro Santana e Tristeza, das 18h às 21h
  • Para as unidades Diretor Pestana e Nossa Senhora de Belém, das 9h às 16h
  • Passo das Pedras I, das 7h às 17h

Segunda dose da CoronaVac/Butantan

Público: pessoas que receberam a primeira dose há 28 dias
Onde: 19 unidades de saúde
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link
Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Bananeiras, Chácara da Fumaça e Cristal)
Horário: 18h às 21h

Segunda dose da Oxford/AstraZeneca

Público: pessoas que receberam a primeira dose há dez semanas
Onde: 32 unidades de saúde e 20 farmácias parceiras
Horário: 8h às 17h (nas unidades de saúde) e das 9h às 17h (nas farmácias parceiras)
Endereços: confira no link
Agendamento por aplicativo: unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim

Segunda dose da Pfizer/BioNTech

Público: exclusivamente para gestantes e puérperas que receberam a primeira dose de AstraZeneca/Oxford há 10 semanas ou mais
Onde: 12 unidades de saúde
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias