Notícias



Chuva forte

Previsão do tempo: chuva perderá intensidade no RS a partir de quinta-feira

Frente fria traz instabilidade para o Rio Grande do Sul e somente no final da semana ela se desloca para Santa Catarina

24/08/2021 - 10h51min

Atualizada em: 24/08/2021 - 10h56min


Iarema Soares
Iarema Soares
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Na Capital, a instabilidade está presente desde a madrugada desta terça-feira.

A semana será marcada pela instabilidade no Rio Grande do Sul. Com o avanço de uma frente fria sobre o território gaúcho e associada a ação de um sistema de baixa pressão, a intensidade aumenta ao longo dos próximos dias, mas voltará a arrefecer na quinta-feira (26) para grande parte do Estado, aponta a Somar meteorologia.  

Nesta terça-feira (24), todo o Rio Grande do Sul registrará forte nebulosidade, com possibilidade de chuva a qualquer momento do dia. Essa instabilidade, presente desde as primeiras horas da madrugada, será em forma de pancadas moderadas a fortes e afetará desde a Região Metropolitana, passando por alguns pontos da Serra e alcançará a Região Central, a Fronteira Oeste, a Campanha e o Sul do Estado.  

Nestas áreas, inclusive, o risco de temporais é maior e há chances registro de trovoadas e de granizo. Os prognósticos apontam volumes elevados de chuva, na casa dos 40 milímetros no Extremo Sul. Já as demais áreas terão acumulados que podem variar entre 10 a 20 milímetros. A região serrana, por sua vez, terá pouca chuva nesta terça. O que é comum a todas as regiões são as rajadas de vento, que podem chegar aos 80km/h.  

Carine Gama, meteorologista da Somar, projeta quando acabará a chuva:

— A chuva mais forte acontece terça e quarta-feira (25). Na quinta (26), já enfraquece bastante, a maior parte do Estado fica com tempo aberto. Só teremos alguns chuviscos na Região Metropolitana e céu nublado com chuva na Serra.

Na quarta, há a formação de uma nova frente fria e a chuva continua no Rio Grande do Sul, com risco de temporais em todo o Rio Grande do Sul. A expectativa é de que os volumes de chuva sejam elevados - podendo variar entre 50 e 150 milímetros -, na Fronteira Oeste, na Campanha, no Sul, na área Central, nas Missões e Região Metropolitana.  

As rajadas de vento podem passar dos 80km/h em todo território gaúcho e as temperaturas serão baixas. As mínimas ficarão na casa dos 11°C em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e dos 12°C em Rio Grande, no Sul.  

A frente fria avançará em direção à Santa Catarina, na quinta, o que fará com que a chuva se concentre na Serra e Região Metropolitana, mas com baixo risco de temporais. O que passará a vigorar é o frio.

— Uma massa de ar frio avança atrás da frente fria e deixará as temperaturas ainda mais baixas, especialmente na fronteira com o Uruguai — diz Carine.  

As mínimas serão de 7°C em Pelotas, região Sul e em Bagé, na Campanha.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias