Notícias



Após temporal e granizo

Quinta-feira promete calor acima dos 30ºC, rajadas de vento e sensação de abafamento no RS

Chuva retorna à noite devido ao avanço de uma nova frente fria

19/08/2021 - 08h36min

Atualizada em: 19/08/2021 - 08h50min


GZH
GZH

Após uma quarta-feira marcada pela chuva e queda de granizo no Rio Grande do Sul, os gaúchos vão poder abandonar o guarda-chuva nesta quinta-feira (19), mas será por pouco tempo. A previsão é de céu limpo e calor acima dos 30ºC em todo o Estado durante o dia. À noite, porém, a instabilidade retorna em parte do território. 

 Segundo a Somar Meteorologia, a quinta-feira pode registrar uma das tardes mais quentes do inverno, com recorde de calor inclusive em Porto Alegre. Na Capital, a máxima pode chegar aos 33°C. No Norte, na Serra e no Vale do Rio Pardo, os termômetros podem beirar os 40ºC, como São José do Sul: 39°. 

Isso ocorre, segundo a Somar, devido à atuação de uma área de baixa pressão, que propicia a concentração de umidade e de calor. Somado a ela, há um fluxo de calor vindo do interior do Brasil e também a presença de uma pré-frontal, ou seja, ventos quentes que predominam do quadrante norte sobem ainda mais a temperatura. 

A ventania mais intensa deve ocorrer nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai, como nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste, e Região Sul, com rajadas de vento na média entre 60 e 70km/h, mas não se descarta que em alguns pontos possa passar disso. Na Serra, há possibilidade de ventos de até 60km/h.

Durante a noite, a aproximação de uma frente fria provoca chuva com trovoadas no extremo sul e Região da Campanha. Na sexta-feira (20), uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, causando temporais e queda da temperatura. Há risco de trovoadas e ventania inclusive na Capital.  

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta quinta-feira: 

Região Metropolitana: a quinta-feira (19) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Esteio, os termômetros variam de 18°C a 33°C.

Serra gaúcha: a quinta-feira (19) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Vacaria, os termômetros variam de 15°C a 30°C.

Litoral Norte: a quinta-feira (19) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Torres, os termômetros variam de 20°C a 33°C.

Litoral Sul: a quinta-feira (19) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. À noite, há risco de pancadas de chuva e trovoadas. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 18°C e 30°C.

Região Norte: a quinta-feira (19) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 16°C a 31°C.

Região Noroeste: a quinta-feira (19) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 19°C a 32°C.

Região Sul: a quinta-feira (19) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. À noite, há risco de pancadas de chuva e trovoadas. Em Canguçu, os termômetros variam de 14°C a 27°C.

Região Central: a quinta-feira (19) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Santa Maria, os termômetros variam de 17°C a 32°C.

Campanha gaúcha: a quinta-feira (19) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. À noite, há risco de pancadas de chuva e trovoadas. Em Candiota, os termômetros variam de 16°C a 28°C. 

Fronteira Oeste: a quinta-feira (19) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Á noite, há pancadas de chuva e trovoadas em pontos isolados. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 22°C a 34°C.

Confira as máximas para algumas cidades:

Capital: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 33°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 31°C
Caxias do Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 30°C
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 32°C
Santa Rosa: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 36°C
Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 30°C
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 34°C
Torres: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 33°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 30°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 32°C
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 31°C
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Máxima de 30°C
Tramandaí: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 34°C
Xangri-Lá: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 33°C
Capão da Canoa: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 35°C
São Borja: tempo aberto e com poucas nuvens. Máxima de 36°C 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias