Notícias



Após suspensão

Segunda dose da Pfizer volta a ser aplicada em Porto Alegre na segunda-feira

Remessa com mais de 17,5 mil doses foi recebida na sexta-feira. Lista de unidades que aplicarão o imunizante será divulgada no domingo

30/08/2021 - 11h24min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS

Após suspender a aplicação da segunda dose da Pfizer, na sexta-feira (27), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou que o imunizante contra a covid-19 volta a ser aplicado na próxima segunda-feira (30) em Porto Alegre.

Conforme a SMS, 17.520 doses de vacinas da Pfizer foram recebidas somente para segunda aplicação — a remessa foi entregue pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda na sexta. A lista das unidades de saúde que vão passar a disponibilizar as doses a partir da próxima semana será divulgada no domingo (29).

Neste fim de semana, estão sendo oferecidas na Capital, além da primeira dose, as segundas doses da CoronaVac e de Oxford/AstraZeneca (veja o serviço abaixo).

Conforme a SES, o ritmo de distribuição de vacinas por parte do governo federal tem perdido velocidade. Até o dia 20 de julho, o percentual destinado ao Rio Grande do Sul ficava em torno de 6% do total distribuído aos Estados, incluindo os imunizantes de todos os laboratórios. Depois desta data, segundo a SES, o percentual foi reduzido para cerca de 4%, permanecendo assim nas remessas seguintes. Do total esperado desde 20 de julho, chegaram ao RS cerca de 500 mil vacinas a menos.

Vacinação na Orla

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão, neste sábado (28), aplicando vacinas contra o coronavírus na orla do Guaíba. O serviço inédito no local vai ocorrer das 11h às 17h, em uma tenda instalada na Rótula João Belchior Marques Goulart, no cruzamento das avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Loureiro da Silva.

Serão aplicadas primeiras doses em pessoas a partir dos 18 anos e a segunda dose de CoronaVac e AstraZeneca para todos os vacinados há 28 dias e 10 semanas, respectivamente.

Para receber a primeira dose, é preciso apresentar documento de identificação e comprovante de residência. Para a segunda dose, também é fundamental portar a carteirinha com o registro da primeira aplicação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias