Alunos fazem rapel no Centro Administrativo durante treinamento do Corpo de Bombeiros - Notícias

Versão mobile

 
 

Capacitação nas alturas16/09/2021 | 10h09Atualizada em 16/09/2021 | 10h12

Alunos fazem rapel no Centro Administrativo durante treinamento do Corpo de Bombeiros

Grupo de 40 pessoas desce prédio no Centro Histórico para simular como atuar em resgates

Alunos fazem rapel no Centro Administrativo durante treinamento do Corpo de Bombeiros Mateus Bruxel / Agencia RBS/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS / Agencia RBS

Um grupo de 40 alunos do Corpo de Bombeiros participa de um treinamento, nesta quarta-feira (15), que mexe com o imaginário de parte dos porto-alegrenses que já pensaram descer pela rampa do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em algum momento. O prédio tem 21 andares e 85 metros de altura.

As turmas integram o Curso Básico de Formação Bombeiro Militar (CBFBM), que forma soldados para a profissão, e nesta manhã fizeram o treinamento em altura, disciplina que capacita para a atividade vertical, explica o tenente Marcelo Rodrigues da Luz, que atua na coordenação das atividades no local.

— O objetivo é capacitar esse grupo para que, quando se depararem com situação assim no trabalho, já tenham noção de como proceder. Ajuda no resgate de trabalhadores de obras, de vítimas de um prédio que esteja pegando fogo, por exemplo. Aqui, eles recebem orientações de como identificar pontos estruturais em edificações, ancoragem, como prender a corda, como ter acesso à vítima, e também sobre o rapel — afirma o tenente.

Duas turmas, de Porto Alegre e de Bento Gonçalves, realizaram o treinamento nesta quarta. A previsão para formação do grupo é para novembro. Na quinta, outros alunos também farão a aula.

A soldado Edna Ribeiro Alves, uma das alunas da turma da Capital, conta que achava que foi perdendo o medo de altura durante os treinamentos, e que agora se sente apta ao salvamento em edificações:

— Comecei a fazer o rapel no curso mesmo. Antes das aulas, tinha receio, achava que altura não era para mim. Mas com as orientações, as técnicas, a gente percebe que é possível. E também é maravilhoso saber que se está treinando para ajudar a salvar vidas.

Sobre a experiência de descer a rampa, afirma que, apesar do nervosismo, a vista compensa:

— Quem nunca sonhou em descer de skate, né? É uma sensação única mesmo. Dá um frio na barriga, o coração bate forte. Mas aí você tem uma vista de Porto Alegre, a partir aqui do Centro Administrativo, que é cartão postal, é muito bonito.

***EM BAIXA***Porto Alegre, RS, Brasil, 15-09-2021: Treinamento dos Bombeiros no prédio do Centro Administrativo. Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS<!-- NICAID(14890010) -->
Capacitação terá nova etapa na quinta-feira, no mesmo prédioFoto: Mateus Bruxel / Agencia RBS


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros