Notícias



Vacina contra a covid-19

Aplicação da dose de reforço começa neste sábado na Capital para moradores do Asilo Padre Cacique

Pelo interior do Estado, Caxias do Sul iniciou a terceira dose na tarde desta sexta-feira

10/09/2021 - 21h03min


Eduardo Pinzon
Enviar E-mail
Antonio Valiente / Agencia RBS
Estado recebeu 45 mil doses da Pfizer destinadas a este público

O Rio Grande do Sul começou nesta sexta-feira (10) a distribuir vacinas contra covid-19 que serão usadas como reforço do esquema de imunização dos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). São 45 mil doses da Pfizer destinadas a esse público. Podem receber o reforço os idosos com mais de 60 anos e que completaram o esquema vacinal há, no mínimo, seis meses. Em Porto Alegre, neste sábado (11), os moradores do Asilo Padre Cacique, no bairro Menino Deus, e da Spaan, no Nonoai, serão os primeiros a receberem a terceira vacina. 

LEIA MAIS
Dificuldade na adesão de brasileiros à segunda dose de vacina contra covid-19 preocupa analistas
Por que o RS vai liberar pistas de dança em festas fechadas, mas não em boates e shows? 

— A campanha de vacinação contra a covid-19 começou no dia 19 de janeiro com a vacinação dos idosos do Asilo Padre Cacique. Agora, chegou a hora dessa dose de reforço porque esse público é o mais vulnerável e os que têm a maior chance da queda progressiva da proteção. A capital recebeu 9,5 mil doses para essa finalidade, sendo que 4,2 mil já estão no período para a terceira dose — informou o coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter.

Conforme a prefeitura,  a programação da próxima semana ainda está sendo definida. As gerentes distritais irão agendar a data diretamente com as instituições.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, explicou que o Estado já identificou e encaminhou aos municípios a relação de idosos que venceram o prazo de seis meses desde a última aplicação:  

— Os idosos em lares foram o público escolhido para ser priorizado agora por ser o mais vulnerável às consequências da doença e por morarem em um local de mais fácil disseminação do vírus. 

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), logo que os municípios receberem as vacinas, já poderão iniciar a aplicação. 

Outras regiões

A terceira dose começou a ser aplicada na tarde desta sexta-feira (10) em Caxias do Sul. O município da Serra recebeu 2,5 mil doses da Pfizer. A prefeitura informou que pessoas com 60 anos ou mais e que receberam a segunda dose até o dia 10 de março podem procurar o Centro de Saúde e as unidades Cruzeiro e Cinquentenário até as 16h.

Já Santa Maria irá receber 762 doses de vacina para reforço na imunização de idosos que vivem em lares. A prefeitura ainda não confirmou datas, mas afirma que previsão é de que as doses comecem a ser aplicadas na próxima semana nas instituições com idosos que completaram o ciclo vacinal há seis meses.

No sul do Estado, Pelotas vai receber 1,1 mil doses e deve iniciar a aplicação do reforço na próxima segunda-feira (13). Em Rio Grande, 324 doses serão reservadas aos idosos. A prefeitura planeja iniciar a aplicação na próxima semana, mas ainda não divulgou o calendário.

* Colaboraram Amanda Boeira e Ian Tâmbara

Leia outras notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias