Brasil recebeu maior remessa de Pfizer neste domingo: 5,1 milhões de doses - Notícias

Versão mobile

 
 

Imunizante13/09/2021 | 09h19Atualizada em 13/09/2021 | 09h19

Brasil recebeu maior remessa de Pfizer neste domingo: 5,1 milhões de doses

É o maior número de doses já entregue pela farmacêutica em um dia desde o começo da campanha de vacinação

Brasil recebeu maior remessa de Pfizer neste domingo: 5,1 milhões de doses Antonio Valiente / Agencia RBS/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS / Agencia RBS

Quatro lotes da vacina da Pfizer contra a covid-19 chegaram ao Brasil neste domingo (12). Ao todo, 5,1 milhões de doses do imunizante desembarcaram pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, essa é a maior remessa já entregue pela farmacêutica em um dia desde o começo da campanha de vacinação.  

As doses estão divididas em quatro voos ao longo do dia. O primeiro, com quase 1.392.300 milhão, desembarcou ainda na madrugada deste domingo. O segundo voo, com 1.134.900 milhão de vacinas, chegou por volta das 10h30min. Outras duas remessas, com 1.133.730 milhão e 1.521 milhão, estão previstas para o período da tarde. 

Desde o início da campanha de vacinação, das 259,4 milhões de doses distribuídas aos Estados e Distrito Federal, 59 milhões são da farmacêutica.  

Segundo a Pfizer, as doses enviadas ao Brasil são produzidas em duas fábricas nos Estados Unidos, Kalamazoo e McPherson, além de uma fábrica na Europa, Purrs na Bélgica. 

No fim de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer/Biontech, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias. 

Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisavam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Tais condições não permitiam que a vacina fosse enviada para municípios distantes mais do que 2h30min da capital do Estado. 

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros