Notícias



Mau tempo

Chuvarada provoca alagamentos, bloqueia trânsito e água invade condomínio no bairro Jardim Leopoldina

No bairro Sarandi, o Arroio Passo das Pedras transbordou no manhã desta quarta-feira

09/09/2021 - 11h02min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail

A chuva incessante que atinge Porto Alegre nesta quarta-feira (8), bloqueia a chegada e saída de moradores da Rua Hermeto Bermudez, no bairro Jardim Leopoldina, na Zona Norte. Inajara de Souza Florêncio, 37 anos, teve de se esgueirar pela grade e contornar o quarteirão para chegar à parada de ônibus. Em casa, a mãe dela enfrenta situação ainda mais difícil por ser cadeirante.

—  Ela não consegue sair de casa. É sempre assim aqui  — conta.

Na Rua Germano Basler, esquina da casa de Inajara, também tem alagamentos. A enxurrada invadiu o condomínio Avenida Juscelino Kubitschek, cobrindo o pátio. O conferente de cargas Allan Porto, 30 anos, vive desde 2020 no local e afirma que os problemas são recorrentes.

— Aqui do lado tem uma fruteira que nem abre quando chove. A gente não consegue comprar pão quentinho, que sempre sai essa hora — afirma, as 9h.

Lixeiras, calçadas e parte de postes de luz foram cobertos pela água da chuva.

A prefeitura enviou uma nota à reportagem, sobre os alagamentos na região:

"O Dmae iniciou na segunda-feira (6) a reconstrução do trecho da rede pluvial pública, danificada pelas caixas de ligações de esgotos do condomínio na rua Rua Germano Basler, 52, no Jardim Dona Leopoldina. O dano causa a dificuldade na vazão da água da chuva. Há apenas uma rede pública de drenagem, construída antes mesmo da criação dos condomínios naquela rua. Na segunda-feira, técnicos iniciaram a abertura do local. A reconstrução da tubulação, que está obstruída e localizada a 4 metros de profundidade, terá duração de 30 dias."

Arroio Sarandi alaga e interdita o trânsito

Fato comum para quem vive no bairro Sarandi, o Arroio Passo das Pedras, conhecido pela vizinhança como Arroio Sarandi, transbordou. A reportagem de GZH esteve em dois momentos na via lateral ao valão: às 7h, o nível estava elevado, mas sem transbordamento. Já às 9h, já se via a enxurrada cobrindo as avenidas Sarandi e Zeferino Dias.

Veículos de passeio, mais baixos, desistiram de cruzar o trecho, e até mesmo algumas caminhonetes deram ré, trafegando na contramão. A enchente chegou próximo dos pátios, mas não invadiu as casas vizinhas. 

A prefeitura afirma que são realizadas limpezas frequentes, para retirada de lixo, o que auxilia  no escoamento da água da chuva no Arroio Passo das Pedras. E que, além disso, desde o final do mês passado, todas as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais estão em pleno funcionamento. "A região é baixa, fica localizada quase no mesmo nível dos rios, e por isso recebe uma contribuição de águas pluviais muito grande, sofrendo historicamente com alagamentos. O local demanda obras com grandes investimentos. O Dmae está buscando recursos e deve dar início até o próximo semestre a algumas ações, como dragagem e recuperação de redes de drenagem", afirma a prefeitura em nota enviada à GZH.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias