Notícias



Contra covid-19

 Cidades da Região Metropolitana vacinam adolescentes de 17 anos nesta terça e aguardam instruções para reduzir idade

Também é constatada falta de imunizantes suficientes para avançar na imunização dos mais jovens

21/09/2021 - 08h59min


Samantha Klein
Samantha Klein
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Prefeituras estão em compasso de espera quanto aos próximos movimentos da vacinação de adolescentes sem comorbidades

As prefeituras de Alvorada, Estância Velha, Esteio, Gravataí, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão vão imunizar adolescentes com 17 anos ou mais contra a covid-19 nesta terça-feira (21). No entanto, depois da nota do Ministério da Saúde em que a pasta voltou atrás na orientação de avançar na vacinação desse público, as prefeituras estão em compasso de espera quanto aos próximos movimentos. Além disso, algumas cidades esperam pela chegada de novos lotes da vacina da Pfizer, cuja eficácia e segurança para as faixas etárias mais jovem já foi comprovada. 

É o caso dos municípios de Canoas e de Guaíba, que vão aplicar somente a segunda dose dos imunizantes nesta terça-feira. Canoas, que já tinha interrompido a vacinação dos adolescentes de 17 anos, aplicará somente a segunda dose da CoronaVac para quem se vacinou até 24 de agosto. A prefeitura informou que aguarda novas remessas de Pfizer e a orientação do governo do Estado para reduzir a idade de vacinação dos adolescentes. Guaíba também informou que não conta com vacinas suficientes para avançar na imunização dos mais jovens. 

O município de Novo Hamburgo vacina somente através de agendamentos prévios nesta terça. A justificativa é que serão realizados dois drive-thrus para aplicação de segunda dose de imunizantes nesta semana. A população que recebeu a primeira aplicação da Pfizer até 14 de julho poderá comparecer à Fenac na próxima quarta-feira (22), das 9h às 16h. Já quem recebeu a primeira dose até 15 de julho pode se dirigir ao drive-thru na próxima quinta-feira (23), também na Fenac. 

Na Capital, há uma semana a Secretaria Municipal da Saúde vem aplicando as vacinas em adolescentes. A faixa etária está em 15 anos ou mais, sendo que quase metade dos moradores entre essa idade e os 17 anos já foi vacinada

Estudo com crianças 

Com segurança já comprovada para adolescentes, nesta segunda-feira (20), a Pfizer divulgou os primeiros resultados de um estudo feito em parceria com a BioNTech que demostrou que sua vacina é capaz de induzir uma resposta imune em crianças de cinco a 11 anos de idade. Ainda não há indicativo para que esse público possa ser imunizado no Brasil.

Os ensaios foram feitos com 2.268 participantes da faixa etária. Esses testes usaram uma dose de 10 microgramas — menor do que a dose de 30 microgramas usada para pessoas com 12 anos ou mais. Participaram 4,5 mil bebês e crianças com idades entre seis meses e 11 anos de quatro países: Estados Unidos, Finlândia, Polônia e Espanha. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias