Notícias



Imunização

Confira como será a vacinação contra a covid-19 na Região Metropolitana nesta sexta-feira

Adolescentes a partir de 17 anos poderão ser vacinados, de acordo com as prefeituras

16/09/2021 - 21h58min


Antonio Valiente / Agencia RBS
Antes de ir até o ponto de vacinação, confira as informações de cada cidade

Alvorada

/// Nesta sexta-feira (16), a vacinação será para o público com 17 anos ou mais. Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades também receberão o imunizante. O atendimento ocorre das 8h às 12h, no Ginásio Municipal.

/// Também ocorrá a antecipação das vacinas AstraZeneca e Pfizer para todos que deveriam tomar a segunda dose até 25 de setembro. A CoronaVac é aplicada conforme a data da carteirinha de vacinação. 

/// A aplicação da dose de reforço é destinada aos idosos com 85 anos ou mais (com a segunda dose feita até 15 de março de 2021). 

LEIA MAIS
Capital mantém aplicação de vacina em todas as pessoas com 15 anos ou mais nesta sexta
Por que a terceira dose de vacina contra a covid-19 em idosos é essencial para protegê-los e evitar piora da epidemia

Cachoeirinha

/// A vacina seguirá disponível para o público com 17 anos ou mais nas unidades José Ari, Carlos Wilkens,  Ildo Caçapava e Centro do Idoso. Pessoas desta faixa etária não precisam ir acompanhadas dos responsáveis até à Unidade de Saúde para receber a aplicação do imunizante. Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, com deficiências, grávidas e puérperas também serão atendidos nas mesmas unidades.

/// Nos mesmos locais, idosos com 85 anos ou mais, que receberam a segunda dose até 17 de março, serão vacinados.

/// A segunda dose da Pfizer será aplicada nas unidades José Ari, Carlos Wilkens, Ildo Caçapava e Centro do Idoso. O intervalo entre primeira e segunda dose da Pfizer foi antecipado de 12 para 10 semanas.

/// Já a AstraZeneca será aplicada nas unidades Décio, Jardim Betânia e José Ramos.  O intervalo entre primeira e segunda dose da AstraZeneca foi adiantado de 12 para 10 semanas.

/// A segunda dose da CoronaVac será aplicada na unidades Décio. 

/// O atendimento em todas será 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min

Canoas

/// Canoas começa a aplicação da dose de reforço em idosos nesta sexta-feira. A terceira dose estará disponível para os canoenses acima de 70 anos e que fizeram a segunda dose até 11 de março, independentemente do imunizante aplicado. O atendimento será nos 27 postos de saúde, das 8h às 17h, com distribuição de senhas até as 16h45min. 

Esteio

/// O agendamento da imunização de adolescentes acima dos 17 anos segue ocorrendo. Idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunodeprimidas também podem realizar o agendamento. A aplicação acontece na sede da Secretaria Municipal da Saúde (Avenida Padre Claret, 666). Para agendar, acesse o site www.esteio.rs.gov.br/vacina

/// Quem não conseguir agendar pelo sistema poderá utilizar o telefone 3433-8400 (Ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

/// Para quem já está no período de receber a segunda dose, a aplicação é feita também na SMS. A recomendação é ir no mesmo horário da primeira dose, levando a carteirinha de vacinação e documento de identificação.

Gravataí

/// Será realizada a aplicação da terceira dose em idosos com idade a partir dos 80 anos (que receberam a primeira aplicação há pelo menos seis meses), em pessoas imunossuprimidas a partir dos 50 anos (que receberam a segunda há pelo menos 28 dias), transplantados, portadores de HIV, pacientes reumáticos com doença em atividade e uso de corticoide, pacientes oncológicos em tratamento (quimioterapia ou radioterapia dentro de seis meses) e pacientes em hemodiálise. Os locais e horários de atendimento estão no Facebook da prefeitura.  

/// A aplicação da primeira dose seguirá disponível para o público com 17 anos ou mais, em 28 unidades de saúde. 

/// A segunda dose da vacina AstraZeneca estará disponível para quem foi vacinado até 9 de julho. A segunda dose da vacina Pfizer estará disponível para gestantes que fizeram a primeira dose da AstraZeneca. Também será aplicada no público que recebeu a primeira dose até 6 de julho. Já a segunda dose da CoronaVac será aplicada conforme a marcação da data na carteira. 

Guaíba

/// Quem tem agendado até dia 17 de setembro recebe a segunda dose de AstraZeneca, das 8h às 14h, no Ginásio Coelhão.

/// Quem tem agendado até dia 17 de setembro recebe a segunda dose de Pfizer, na Policlínica, das 8h às 12h.

/// As antecipações estão suspensas. A segunda dose deverá ser realizada na data agendada na carteira de vacinação.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

SAPUCAIA DO SUL

/// A vacinação segue sendo ofertada para adolescentes de 16 e 17 anos sem comorbidades e ocorre nas unidades São José, Carioca, Capão da Cruz, Terra Nova e Greiss. Nos mesmos locais, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades também serão vacinados.

/// A primeira dose para o público com 18 anos ou mais ocorre na unidade Centro. 

/// A dose reforço será aplicada nas unidades João de Barro, Primor e Oswaldo Cruz em idosos com 70 anos ou mais, imunossuprimidos graves e pessoas com viagens internacionais/cirurgias agendadas. 

/// A segunda dose da Pfizer será aplicada nas unidades Vargas, Fortuna e Natal para usuários que receberam a primeira até o dia 16 de julho. 

/// A segunda dose da CoronaVac será aplicada na unidade Jardim América em vacinados com a primeira dose até 30 de agosto. 

SÃO LEOPOLDO

/// Segue a aplicação de primeira dose em toda população com 17 anos ou mais. O Ginásio Celso Morbach e o Centro de Eventos terão expediente das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h. 

/// A aplicação descentralizada ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Trensurb, na Avenida Mauá, 3.563 (junto à estação Unisinos).

/// Nos três locais serão aplicadas as segundas doses do imunizante Pfizer (para quem realizou a primeira até o dia 6 de julho) e CoronaVac (para quem completou 28 dias de intervalo).

/// A dose de reforço da vacina será aplicada em pessoas com 70 anos ou mais (com mais de seis meses da segunda dose), no drive-thru no campus da Unisinos, pelo Acesso 1 da Avenida Unisinos. Além disso, uma fila para o reforço a pé será disponibilizada no Ginásio Municipal.

/// A Blitz da Vacinação na Semana Farroupilha estará no Acampamento do Parque do Trabalhador, bairro Vicentina. Será oferecida vacinação para população a partir dos 17 anos e segunda dose dos imunizantes CoronaVac e Pfizer. O atendimento será das 18h até as 20h30min.

/// A blitz também estará no Condomínio Residencial Germânia Life, na Rua Tomé de Souza, 100, bairro Santos Dumont, das 9h às 11h30min. 

VIAMÃO

/// Continua a vacinação para todas pessoas com 17 anos ou mais, além dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. A dose reforço será ampliada para o público com 75 anos ou mais (é necessário ter feito a segunda dose há mais de seis meses). 

/// Quem tomou AstraZeneca e Pfizer até 7 de julho, já pode receber a segunda dose.

/// Já a CoronaVac, segue a data de aplicação indicada na carteira de vacinação.

/// O atendimento será nas 18 unidades de saúde da cidade. A US Centro está fechada para reformas. As unidades Santa Isabel, Águas Claras e São Lucas têm horário estendido até as 20h.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias