Notícias



Cozinha Solidária

Drive-thru de sopa arrecada verba para projeto que pretende formar profissionais em Canoas

Foram vendidos pelo menos 300 kits preparados por alunos de gastronomia da UniRitter 

13/09/2021 - 09h26min

Atualizada em: 13/09/2021 - 09h26min


GZH
GZH
Moisés Basso / UniRitter
Os kits incluíam sopa de capeletti, creme de ervilhas, creme de moranga, queijo ralado, tempero verde e croutons

Pelo menos 300 kits foram vendidos no Drive-thru Sopa do Bem, realizado neste sábado (11) em Canoas, na Região Metropolitana. Com o auxílio da UniRitter na produção e elaboração das receitas, a Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Canoas (Cics) e o Banco de Alimentos do município promoveram o evento no estacionamento do Canoas Tênis Clube. 

Os kits incluíam sopa de capeletti, creme de ervilhas, creme de moranga, queijo ralado, tempero verde e croutons. O chef Moises Basso coordenou os alunos que produziram os pratos.

— É gratificante para a Gastronomia da UniRitter ter a oportunidade de apoiar um projeto pioneiro que irá ajudar em duas pontas, na capacitação das pessoas e na formação de bons profissionais no mercado de trabalho — salienta Basso, que também é professor do curso.

A ação teve como objetivo angariar fundos para a implantação do projeto Cozinha Solidária. Ele nasceu da necessidade de suprir a carência de mão de obra capacitada e com conhecimento das atividades relacionados às funções de uma cozinha. O Banco de Alimentos tem espaço disponível para a instalação da cozinha, o que oportunizou a parceria com o Núcleo da Gastronomia da Cics.

A ideia é capacitar as pessoas da cidade de Canoas que são amparadas pelo Banco de Alimentos para que sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho seja mais rápida, já que candidatos com mais qualificações têm mais chances de serem contratados do que aqueles que não têm aprimoramento algum. O Núcleo de Gastronomia da Cics oferecerá o conhecimento do setor para instruir e capacitar as pessoas.

O projeto tem o intuito de contribuir para o fortalecimento do setor na região, bem como proporcionar a qualificação e a empregabilidade de pessoas em situação de risco social. A expectativa é de que o modelo a ser implantado, em parceria, possa servir de exemplo a outros municípios.

O projeto da Cozinha Solidária tem orçamento de R$ 60 mil para reforma e adaptação do prédio, bem como para aquisição de materiais de construção e de equipamentos e utensílios compatíveis com uma cozinha para capacitações, tais como: coifa, chapa, fogão, forno, geladeira, mesas, bancadas, entre outros.

Para contribuir com a construção e instalação da Cozinha Solidária, é possível realizar doação pelo PIX 51984459742 (chave celular) ou por depósito bancário (Banco Sicredi, agência 0116, conta corrente 58662-5).

Mais informações pelo fone/whatsapp (51) 99778-0657, com a coordenadora do Núcleo de Gastronomia da Cics Canoas, Daniela Cenedeze.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias