Notícias



Previsão do tempo

Inmet alerta para risco de tempestade em parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira

Regiões norte e noroeste do Estado devem ser as áreas mais afetadas pela instabilidade

14/09/2021 - 08h22min

Atualizada em: 14/09/2021 - 08h23min


GZH
GZH
Lauro Alves / Agencia RBS
Amanhecer desta terça-feira na área central de Porto Alegre

A terça-feira (14) será mais um dia de tempo instável no Rio Grande do Sul, com risco de tempestade em algumas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h (mapa abaixo).

De acordo com a Somar Meteorologia, os maiores acumulados devem ser registrados registrados em Vila Maria e Vista Alegre, ambas no Norte, além de Vista Gaúcha, no Noroeste: 88mm (60% do volume de chuva esperado para setembro nas cidades). Não se descartam, também, potenciais transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.   

Inmet / Reprodução
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para as regiões que correspondem à área destacada em laranja no mapa

Os termômetros de Pedras Altas, no sul gaúcho, marcam a mínima do dia: 5°C. A temperatura não passa de 25°C no Estado, prevista para Novo Tiradentes, no Norte, e Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo. A variação térmica em Porto Alegre fica entre 15°C e 21°C. 

Ao que tudo indica, a quarta-feira (15) será de céu encoberto em boa parte do Rio Grande do Sul. No início do dia, ainda há previsão de chuva em algumas áreas, como Litoral Norte, Região Metropolitana, Serra e Norte. Durante a tarde, nessas regiões, a tendência é de que as precipitações parem e o tempo fique firme, mas com muitas nuvens. Segundo os meteorologistas, o maior acumulado de chuva deve ser registrado em Morrinhos do Sul, no Litoral Norte: 32mm (cerca de 23% do volume esperado para setembro no município). O sol pode aparecer com força na metade sul do Estado.

A temperatura desta quarta-feira será um pouco mais baixa se comparada com a de terça. A mínima do RS, de 2°C, deve aparecer, novamente, em Pedras Altas, no Sul —região onde há risco de geada ao amanhecer. Já a máxima do dia, 24°C, pode ocorrer em Novo Tiradentes. Na Capital, os termômetros marcam de 12°C a 18°C.  

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta terça-feira: 

Região Metropolitana:  a terça-feira (14) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Em Esteio, os termômetros variam entre 16°C e 22°C.

Serra gaúcha: a terça-feira (14) terá pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Vacaria, os termômetros variam de 14°C a 18°C.

Litoral Norte: a terça-feira (14) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Em Torres, os termômetros variam de 14°C a 21°C.

Litoral Sul: a terça-feira (14) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 11°C e 20°C.

Região Norte: a terça-feira (14) terá pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 14°C a 19°C.

Região Noroeste: a terça-feira (14) terá pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 14°C a 18°C.

Região Sul: a terça-feira (14) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Em Canguçu, os termômetros variam de 6°C a 16°C.

Região Central: a terça-feira (14) terá pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Santa Maria, os termômetros variam de 15°C a 20°C.

Campanha gaúcha: a terça-feira (14) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Em Candiota, os termômetros variam de 10°C a 17°C. 

Fronteira Oeste: a terça-feira (14) terá pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 12°C a 20°C.

Confira as máximas para algumas cidades nesta terça-feira:

Capital: pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 21°C.
Pelotas:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 8°C e máxima de 21°C.
Caxias do Sul:
pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 19°C.
Santa Maria:
pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 20°C.
Santa Rosa:
pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 23°C.
Erechim:
pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 18°C.
Uruguaiana:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 12°C e máxima de 20°C.
Torres:
pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 21°C.
Rio Grande:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 11°C e máxima de 20°C.
Mostardas:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 22°C.
Passo Fundo:
pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.
Bagé:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 10°C e máxima de 16°C.
Tramandaí:
pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 22°C.
Xangri-lá:
pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 21°C.
Capão da Canoa:
pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 23°C.
São Borja:
pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 23°C. 



 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias