Notícias



Previsão do tempo

Inmet alerta para risco de temporais em parte do RS nesta sexta-feira

Veja como fica o dia na sua região

17/09/2021 - 09h00min


GZH
GZH
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Amanhecer em Porto Alegre nesta sexta-feira

Diferentemente dos últimos dois dias, a sexta-feira (17) será marcada por tempo instável em boa parte do Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h nas áreas destacadas em laranja (mapa abaixo). Nessas localidades, há risco de transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações. Litoral Norte e as regiões Central e Metropolitana também podem ter pancadas de chuva com trovoadas.

Inmet / Reprodução
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para as regiões que correspondem à área destacada em laranja no mapa

De acordo com o Climatempo, os maiores acumulados devem ser registrados em Morrinhos do Sul, no Litoral Norte, e em Bom Jesus, na Serra: 56mm e 48mm, respectivamente (cerca de 29% do volume de chuva esperado para setembro nas cidades). Na metade sul do RS, a sexta-feira será de sol entre nuvens.

A temperatura fica parecida com a desta quinta-feira (16). No entanto, o frio será menos intenso pela manhã e, por conta disso, não há risco de geada. A mínima do Estado, de 5°C, está prevista para Caçapava do Sul, na Campanha, e Pedras Altas, na Região Sul. Já a máxima,  26°C, deve ocorrer em Vicente Dutra, no Norte. Os termômetros da Capital variam entre 12°C e 22°C. 

Ao que tudo indica, no sábado (18), o tempo fica instável apenas na Serra e em pontos isolados do Norte. O dia será ensolarado nas demais áreas, com exceção do Litoral e do sul do RS, regiões onde haverá bastante nebulosidade. 

A mínima de sábado está prevista para os municípios de Capitão, no Vale do Taquari, Cristal, no Sul, e São José dos Ausentes, na região serrana: 9°C. Durante a tarde, a tendência é de que os termômetros passem de 30°C, principalmente em cidades do Noroeste e do Norte, onde Novo Tiradentes registra 32°C, a máxima do RS. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 14°C e 27°C. 


Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta sexta-feira (17): 

Região Metropolitana: a sexta-feira (17) terá tempo nublado pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde. Em Esteio, os termômetros variam de 12°C a 20°C.

Serra gaúcha: a sexta-feira (17) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Vacaria, os termômetros variam de 11°C a 15°C.

Litoral Norte: a sexta-feira (17) terá  tempo nublado pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde. Em Torres, os termômetros variam de 14°C a 19°C.

Litoral Sul: a sexta-feira (17) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 11°C e 21°C.

Região Norte: a sexta-feira (17) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 12°C a 18°C.

Região Noroeste: a sexta-feira (17) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 14°C a 17°C.

Região Sul: a sexta-feira (17) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Canguçu, os termômetros variam de 7°C a 18°C.

Região Central: a sexta-feira (17) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Santa Maria, os termômetros variam de 10°C a 19°C.

Campanha gaúcha: a sexta-feira (17) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Candiota, os termômetros variam de 9°C a 19°C. 

Fronteira Oeste: a sexta-feira (17) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 12°C a 23°C.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta sexta-feira (17):

Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 12°C e máxima de 22°C.
Pelotas:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 8°C e máxima de 22°C.
Caxias do Sul:
pancadas de chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 16°C.
Santa Maria:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 10°C e máxima de 19°C.
Santa Rosa:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 14°C e máxima de 22°C.
Erechim:
pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 11°C e máxima de 17°C.
Uruguaiana:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 23°C.
Torres:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.
Rio Grande:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 11°C e máxima de 21°C.
Mostardas:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 23°C.
Passo Fundo:
pancadas de chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 18°C.
Bagé:
tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 7°C e máxima de 21°C.
Tramandaí:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 20°C.
Xangri-Lá:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.
Capão da Canoa:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 21°C.
São Borja:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 22°C. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias