Notícias



Mudança

Inmet alerta para risco de temporais no Rio Grande do Sul nesta terça-feira

Chuva pode chegar ainda na noite desta segunda-feira em algumas regiões

28/09/2021 - 08h51min


GZH
GZH

Após três dias de tempo firme, a chuva volta a aparecer em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (28). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h nas áreas destacadas em laranja (mapa abaixo). Nessas localidades, há risco de transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações. As precipitações podem chegar já na noite desta segunda-feira (27) no Sul, na Fronteira Oeste e na Campanha

De acordo com o Climatempo, os maiores acumulados devem ser registrados em Tuparendi e Três Passos, ambas no Noroeste, Vitória das Missões, nas Missões, e Uruguaiana, na Fronteira Oeste: 24mm (cerca de 15% do volume de chuva esperado para setembro nas cidades). Em Porto Alegre, o acumulado pode chegar a 20mm (cerca de 14% do volume de chuva esperado para o mês). 

Apesar da temperatura seguir muito parecida com a do dia anterior, uma nova frente fria avança pelo Estado. A mínima do RS, de 10°C, está prevista para Pedras Altas, no Sul. Já a máxima deve ocorrer em Vicente Dutra, no Norte, onde os termômetros marcam 34°C. A variação térmica na Capital fica entre 18°C e 25°C.  

Inmet / Reprodução
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para as regiões que correspondem à área destacada em laranja no mapa

Ao que tudo indica, a quarta-feira (29) será mais um dia de tempo instável na maior parte do Estado. Dessa vez, a tendência é de que ocorram pancadas isoladas de chuva, sem grandes riscos. Apenas a Fronteira Oeste não deve registrar precipitações, mas, ainda assim, terá muita nebulosidade. A mínima do Rio Grande do Sul está prevista, novamente, para Pedras Altas: 9°C. Já a máxima, de 31°C, para Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Alegre, os termômetros vão de 17°C a 23°C. 


Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta terça-feira (28): 

Região Metropolitana:  a terça-feira (28) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Esteio, os termômetros variam entre 17°C e 23°C.

Serra gaúcha: a terça-feira (28) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Vacaria, os termômetros variam de 15°C a 26°C.

Litoral Norte: a terça-feira (28) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Torres, os termômetros variam de 19°C a 24°C.

Litoral Sul: a terça-feira (28) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 16°C e 21°C.

Região Norte: a terça-feira (28) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 16°C a 27°C.

Região Noroeste: a terça-feira (28) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 17°C a 22°C.

Região Sul: a terça-feira (28) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Canguçu, os termômetros variam de 12°C a 17°C.

Região Central: terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Santa Maria, os termômetros variam de 18°C a 25°C.

Campanha gaúcha: a terça-feira (28) terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Candiota, os termômetros variam de 14°C a 18°C. 

Fronteira Oeste: a terça-feira (28) terá terá pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 19°C a 24°C.

Confira as máximas para algumas cidades nesta terça-feira (28):

Capital: pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 18°C e máxima de 25°C.
Pelotas:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 13°C e máxima de 22°C.
Caxias do Sul:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 27°C.
Santa Maria:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 18°C e máxima de 25°C.
Santa Rosa:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 28°C.
Erechim:
pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 26°C.
Uruguaiana:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.
Torres:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.
Rio Grande:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 21°C.
Mostardas:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 18°C e máxima de 23°C.
Passo Fundo:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 27°C.
Bagé:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 22°C.
Tramandaí:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.
Xangri-lá: p
ancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.
Capão da Canoa:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 26°C.
São Borja:
pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 28°C. 



 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias